Arquivo Geral da Cidade promove ‘Saraus Cariocas'

 

 

A história da música popular carioca é o tema da nova série do Arquivo, que abre as portas de seu auditório para encontros mensais com nomes do samba, do choro, da marchinha e outros gêneros musicais ligados ao Rio de Janeiro

 

 

Nesta quinta-feira, dia 30 de junho, às 12h30, músicas, histórias e muito samba invadirão o Arquivo Geral da Cidade. Será o primeiro dos Saraus Cariocas, série de encontros musicais que o Arquivo receberá, mensalmente, tendo como temas gêneros musicais ligados à cidade, como o samba e suas diversas modalidades, a marchinha de carnaval, o choro, a bossa nova, o jongo e o funk carioca, entre outros. A cada encontro – com entrada franca para o público – nomes consagrados da música brasileira estarão presentes no auditório para uma conversa informal entremeada com números musicais.

 

Na estreia, o samba de terreiro será o tema do encontro com os músicos Cláudio Jorge e Augusto Martins, que recentemente lançaram o CD "Ismael Silva: uma escola de samba", dedicado ao principal sambista do bairro do Estácio, onde foi criado o samba urbano carioca, também conhecido como "samba de sambar" ou, ainda, samba de terreiro. As histórias deste samba e seus principais criadores estarão na conversa com os cantores e compositores Augusto Martins e Cláudio Jorge – este último, também violonista, chegou a acompanhar Ismael Silva em apresentações musicais.

 

No repertório estarão sambas como "Se você jurar", "O que será de mim" (ambas composições de Ismael com Nilton Bastos) e "Agora é cinza" (Bide e Marçal), entre outros grandes sucessos da música popular brasileira. O Sarau Carioca dedicado aos sambas de terreiro será gravado e, assim como todos os seguintes, poderá ser visto no YouTube do Arquivo Geral da Cidade (https://www.youtube.com/arquivodacidade), plataforma em que a instituição já vem disponibilizando outras produções voltadas para a na memória da cidade, como a série Depoimentos Cariocas e pequenos filmes sobre itens de seu acervo.

 

Os Saraus Cariocas terão a duração aproximada de 60 minutos e o público poderá assistir gratuitamente – a entrada é franca, sujeita à lotação do auditório do Arquivo Geral da Cidade (126 lugares), por ordem de chegada. Os sambas-enredo e as marchinhas de carnaval estão entre os temas dos próximos encontros, a serem realizados sempre no fim de cada mês.

 

        Serviço:

 

SARAUS CARIOCAS

Samba de terreiro, com Cláudio Jorge e Augusto Martins

Quando: Quinta-feira, 30/06, às 12h30

Onde: Auditório do Arquivo Geral da Cidade / R. Amoroso Lima, nº 15 – Cidade Nova
Entrada franca / Sujeita à lotação do auditório (126 lugares)
http://www.rio.rj.gov.br/web/arquivogeral