Escritora Marina Colasanti é a quarta entrevista da série Depoimentos Cariocas em 2022

 

 

 

 

A escritora Marina Colasanti é a entrevistada da série Depoimentos Cariocas na próxima terça-feira, dia 19 de abril, às 17h, quando o Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro disponibiliza, em seu canal no YouTube, a 12ª edição da série, criada para registar as memórias e reflexões de cariocas – natos ou de coração – sobre a cidade. A entrevista poderá ser vista pelo seguinte link: https://youtu.be/eH22pktWrck

 

Entre as memórias de Marina estão as primeiras impressões do jardim do Parque Lage, então chácara de seus tio-avós, o empresário Henrique Lage e a grande cantora lírica Gabriella Besanzoni, onde viveu logo que chegou ao Rio de Janeiro, aos dez anos. Nascida em Asmara, na Eritreia (nordeste da África), em 26-09-1937, ela foi pequena para Itália, terra de sua família, onde passou a infância até vir pro Brasil.

 

Entre as lembranças evocadas na entrevista estão também as primeiras impressões da Praia do Arpoador (onde se encantou pela cor do mar, mais claro que as águas escuras do Mediterrâneo) e o tempo em que estudou pintura e gravura na Escola Nacional de Belas Artes, antes de entrar para a redação do Jornal do Brasil, onde começou a escrever.

 

Conduzida pelo músico e jornalista Pedro Paulo Junior, da equipe de Promoção Cultural do Arquivo Geral da Cidade, a entrevista conta com participações especiais da pintora Ira Hetz e do jornalista e publicitário Armando Strozenberg, que enviaram perguntas a Marina Colasanti. Já a abertura é de Pedro Paulo Malta, coordenador de Promoção Cultural do Arquivo Geral.

 

A entrevista com Marina Colasanti é a quarta da série neste ano de 2022, depois do produtor, ator e escritor Haroldo Costa, da cantora e atriz Zezé Motta e do compositor João Roberto Kelly. A estas quatro juntam-se outras oito, realizadas no ano passado e todas igualmente disponíveis para serem vistas no YouTube do Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro: https://www.youtube.com/arquivodacidade