Luiz Carlos Barreto é o novo entrevistado da série Depoimentos Cariocas

 

 

Esta disponível no YouTube do Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro, a exclusiva entrevista com o produtor de cinema Luiz Carlos Barreto. Barretão, como é conhecido no meio cultural, é a memória viva do cinema brasileiro, no qual atuou como diretor e, principalmente, produtor cinematográfico. Glauber Rocha, Roberto Farias, Nelson Pereira dos Santos, Joaquim Pedro de Andrade e Cacá Diegues, são apenas alguns dos nomes com quem Barretão conviveu, produziu, criou e ajudou a construir o Cinema Novo, principal movimento do cinema brasileiro.

 

 

Barretão é o entrevistado da sétima edição da temporada 2022 dos Depoimentos Cariocas, série produzida pelo Arquivo Geral da Cidade, órgão que integra a Secretaria de Governo e Integridade Pública da Prefeitura do Rio. A entrevista é a 15ª da série, criada em 2021 para registrar e difundir as memórias e reflexões de grandes cariocas sobre a cidade. Conduzida pelo Coordenador de Promoção Cultural do Arquivo, Pedro Paulo Malta, a entrevista teve as participações especiais do filho do entrevistado, o cineasta Bruno Barreto, do poeta e roteirista Geraldo Carneiro e da atriz Glória Pires, que enviaram perguntas ao produtor. Já a abertura foi feita pela presidente do Arquivo Geral, Rosa Maria Araujo.

 

 

 

"Botafogo foi uma espécie de Hollywood do Cinema Novo", diz Barretão num dos trechos da entrevista, em referência ao bairro da zona sul carioca em que se reuniam os principais criadores do movimento, fosse no laboratório Líder, no bar Aurora ou em casas como a da Rua Dezenove de Fevereiro, onde ele e a produtora Lucy Barreto – com quem é casado há mais de 60 anos – criaram os filhos: a também produtora Paula (que atualmente comanda a LC Barreto, empresa da família) e os cineastas Bruno e Fábio. Bruno dirigiu filmes emblemáticos, como "Dona Flor e seus dois maridos" e "O que é isso, companheiro", este último indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro em 1997. Já Fábio, falecido em 2019, é o diretor de "O quatrilho", que concorreu ao Oscar em 1995, entre outros títulos de destaque da filmografia nacional.

 

 

Entre os temas abordados por Barretão na entrevista estão ainda seu trabalho como produtor no documentário "Garrincha, alegria do povo", de Joaquim Pedro de Andrade, e os 16 anos em que atuou como repórter e fotógrafo da revista O Cruzeiro, nas décadas de 1950 e 60, quando conviveu com o empresário Assis Chateaubriand, dono dos Diários Associados. O jornalismo foi a primeira profissão de Barreto quando chegou ao Rio de Janeiro, em 1947, vindo do Ceará, seu estado natal, sonhando tornar-se jogador do Flamengo – a breve vida futebolística também foi lembrada entre suas memórias.

 

 

 

Com a participação nos Depoimentos Cariocas, Luiz Carlos Barreto junta-se a outras personalidades da cidade que já registraram para a posteridade suas memórias e reflexões sobre o Rio, como o jornalista Zuenir Ventura, a atriz e cantora Zezé Motta, o escritor Ruy Castro, o cineasta Cacá Diegues, o produtor e ator Haroldo Costa e o compositor e escritor Nei Lopes, entre outros. A gravação ficará disponível no YouTube do Arquivo Geral da Cidade a partir de terça-feira, às 17h, quando se dará a estreia, com chat aberto para os espectadores, no link: https://youtu.be/KzPjsrQsuAM

 

 

Todas as entrevistas da série podem ser conferidas no YouTube do Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro: https://www.youtube.com/user/arquivodacidade