Joyce Moreno nos Depoimentos Cariocas: memórias de Copacabana, da redação do JB e da música popular brasileira

 

 

A cantora e compositora Joyce Moreno é a entrevistada dos Depoimentos Cariocas nesta terça-feira, dia 16 de abril, às 17h, quando o Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro disponibiliza o novo vídeo da série em seu canal no YouTube. A entrevista, que poderá ser acompanhada no link https://youtu.be/iD_JtmVO9yA?si=HArMYDtUqlw7-feF, tem a condução do músico e jornalista Pedro Paulo Junior, da equipe de Promoção Cultural do Arquivo Geral, além das participações especiais da cantora Alaíde Costa, do jornalista João Pimentel e do compositor e arranjador Mario Adnet, que enviaram perguntas para a entrevistada.

 

Gravada no apartamento de Joyce, no Humaitá, a entrevista – com duração de 75 minutos – passa por memórias da artista sobre a década de 1950 em Copacabana (seu bairro de origem), o Colégio São Paulo (onde estudou), a breve experiência profissional que teve na redação do Jornal do Brasil e os primeiros passos na música popular brasileira: da influência do irmão músico, Newton, à amizade com Tom Jobim e Vinicius de Moraes, entre outros mestres, passando pelo festival MPB 80, que a projetou nacionalmente com o sucesso da canção “Clareana”, composição sua em parceria com Maurício Maestro.

 

Em plena atividade artística aos 76 anos, Joyce Moreno também falou dos programas televisivos que produziu/apresentou no canal MultiRio (da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro) e dos livros de memórias que escreveu: o recente “Aquelas coisas todas” (Numa Editora, 2020), que é uma versão atualizada de sua obra de estreia, “Fotografei você na minha rolleyflex” (Multiletras, 1997). A conversa também passou pelo início da sólida carreira que desenvolveu no exterior, quando as gravadoras brasileiras fecharam as portas para ela, em retaliação a um protesto feito pela artista pelo uso indevido e não-autorizado de uma gravação sua.

 

A entrevista com Joyce Moreno é a quarta da temporada 2024 dos Depoimentos Cariocas – série criada pelo Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro para registrar as memórias e reflexões de personalidades ligadas à cidade. Desde o início da série, em maio de 2021, já foram 36 depoimentos gravados, com nomes de diversas áreas – de escritores como Ruy Castro, Zuenir Ventura e Ana Maria Machado a comunicadores como Cidinha Campos, José Carlos Araújo e Léo Batista, passando por compositores como Paulo Cesar Pinheiro, Nei Lopes e Hermínio Bello de Carvalho, entre outros.

 

Todas as entrevistas podem ser conferidas no YouTube do Arquivo Geral da Cidade: https://www.youtube.com/arquivodacidade