‘Don Quixote': Arquivo recebe exemplares de jornal histórico em doação da Polícia Federal

 

O Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro recebeu no último mês uma doação da Polícia Federal com documentos raros apreendidos num inquérito policial conduzido no estado do Paraná. A doação é composta de dez exemplares do jornal ilustrado "Don Quixote", editado entre 1895 e 1903, no Rio de Janeiro, por Ângelo Agostini.

 

Nascido na Itália, Agostini foi um dos grandes artistas gráficos no Brasil do Segundo Reinado, tendo participado da campanha abolicionista com publicações que editou em São Paulo e, depois, no Rio de Janeiro. Em jornais como "Don Quixote", fez uso da sátira política para retratar as principais figuras do país, como o imperador D. Pedro II, e o início da história republicana brasileira.

 

A investigação da Polícia Federal que levou aos exemplares do antigo jornal foi iniciada em 2019, após ela ter sido comunicada sobre itens subtraídos da instituição (2006)  pudessem estar sendo  comercializados em sites de leilão. De acordo com a Constituição Federal, é competência comum da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios a proteção de documentos, obras e outros bens de valor histórico, artístico e cultural, por esse motivo foi feita a doação deste importante acervo ao Arquivo Geral da Cidade. 

 

Os exemplares doados foram encaminhados à Biblioteca Osvaldo Porto Rocha, do Arquivo Geral, completando assim a coleção que já estava sob sua guarda e que se encontra disponível para consulta pública.