A Prefeitura do Rio, por meio do Instituto Municipal de Vigilância Sanitária, Vigilância de Zoonoses e Inspeção Agropecuária (IVISA-Rio), da Secretaria Municipal de Saúde, inovou no atendimento ao público com o lançamento do sistema de agendamento de castração online. Agora, quem precisar marcar a cirurgia para cães e gatos em uma das duas unidades veterinárias da pasta — o Centro de Medicina Veterinária Jorge Vaitsman (CJV), em São Cristóvão, e o Centro de Controle de Controle de Zoonoses Paulo Dacorso Filho (CCZ), em Santa Cruz — pode garantir um horário de forma prática, em alguns minutos, direto pelo computador ou pelo celular. 
 
 
Inaugurado nesta semana, o sistema foi desenvolvido pela pasta em parceria com a Empresa Municipal de Informática (IplanRio), como uma forma de dar mais praticidade e celeridade ao processo, além de garantir a segurança dos cidadãos, que não precisam se deslocar para fazer a marcação. A esterilização é uma política de controle essencial para prevenir abandono e doenças, fundamental para a saúde de cães e gatos.
 
 
Como agendar a castração?
 
Para fazer a marcação é preciso fazer login no Carioca Digital (www.carioca.rio), e clicar em Solicitações à Vigilância Sanitária. Depois, é só acessar o serviço de agendamento de castração de cães e gatos, clicar em Quero Agendar e em seguida em Clique aqui para solicitar novo agendamento
 
Na sequência, selecionar o item VISA PETs - Vigilância Sanitária - Serviços de Castração de Animais e prosseguir para a escolha da unidade veterinária a qual deseja marcar a cirurgia, o CJV, na Mangueira, ou o CCZ, em Santa Cruz. Feito isso, é necessário indicar o tipo de atendimento - para cães ou gatos, para macho ou fêmea. Depois é só escolher uma data e um horário disponível e confirmar o agendamento. 
 
O usuário receberá as informações também por email. No dia escolhido para a cirurgia de esterilização, é preciso comparecer à unidade escolhida com no mínimo trinta minutos de antecedência ao horário agendado. É obrigatória a apresentação de exame de sangue (hemograma) para cães e cadelas, realizado nos últimos 30 dias.
 
As cirurgias de castração ocorrem das 8 às 17 horas, de segunda a sábado e são feitas com todos os cuidados das Regras de Ouro para prevenir o contágio pelo coronavírus. Todos os bichinhos têm direito à chipagem e cadastro no Registro Geral de Animais (RGA), que permite a localização daqueles que se perdem de seus donos. 
 
Entre outras medidas adotadas para atender a grande demanda do serviço e evitar aglomeração, as cirurgias voltaram a ser realizadas durante todo o dia, das 8h às 17h, de segunda a sábado, dia exclusivo para a castração de até 150 felinos. Todos têm direito à chipagem e cadastro no Registro Geral de Animais (RGA).  
 
Por precaução, os portões das duas unidades são mantidos fechados, com entrada controlada e restrita a menores de 12 anos.
 
 
 
O que está funcionando no CCZ e no CJV
 
 
Clínica Médica:
 
• O CJV faz consultas diariamente, a partir da distribuição de 30 senhas;
 
• No CCZ, as consultas de clínica não foram retomadas.
 
 
 
Clínica de Esporotricose:
 
• O tratamento da esporotricose (zoonose transmitida ao homem por animais, principalmente gatos) é feito com 25 senhas por turno no IJV, e 40 por turno no CCZ;
 
• No primeiro atendimento, é possível atender até cinco animais por CPF em cada uma das unidades. A medida é uma forma de facilitar o acesso a este importante serviço.
 
 
 
Atendimento 1746:
 
• A Vigilância Sanitária mantém os serviços de remoção de cavalos e outros animais de grande e médio portes de vias públicas, assim como as carcaças de morcegos, macacos e micos;
 
• O atendimento a animais agressores e investigações caninas para leishmaniose são avaliados caso a caso.
 
 
 
Endereços
 
Centro de Controle de Controle de Zoonoses Paulo Dacorso Filho (CCZ):
Largo do Bodegão, 150 - Santa Cruz
 
 
Centro de Medicina Veterinária Jorge Vaitsman (CJV):
Avenida Bartolomeu de Gusmão, 1.120 - Mangueira


Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro - Sede: Rua Afonso Cavalcanti, 455 - Cidade Nova - 20211-110