Orientações sobre a castração de cães e gatos


1) Onde posso castrar meu bicho de estimação?
 
O Instituto Municipal de Vigilância Sanitária, Vigilância de Zoonoses e de Inspeção Agropecuária oferece castração para cães e gatos em duas unidades: no Instituto Municipal de Medicina Veterinária Jorge Vaitsman (IJV), que fica na Avenida Bartolomeu de Gusmão, 1.120, em São Cristóvão, na Zona Norte; e no Centro de Controle de Zoonoses Paulo Dacorso Filho (CCZ), no Largo do Bodegão, 150, em Santa Cruz, na Zona Oeste. 
 
 
2) A castração é gratuita?
 
Sim, a cirurgia de castração é gratuita para animais a partir de cinco meses, desde que estejam saudáveis, sem sinal ou sintoma de doença. Por mês, são disponibilizadas 1.200 vagas no IJV e outras mil no CCZ.
 
 
3) Como faço para agendar a cirurgia?
 
Para fazer a marcação é preciso fazer login no Carioca Digital (www.carioca.rio), e clicar em Solicitações à Vigilância Sanitária. Depois, é só acessar o serviço de agendamento de castração de cães e gatos, clicar em Quero Agendar e em seguida em Clique aqui para solicitar novo agendamento
 
Na sequência, selecionar o item VISA PETs - Vigilância Sanitária - Serviços de Castração de Animais e prosseguir para a escolha da unidade veterinária a qual deseja marcar a cirurgia, o IJV, na Mangueira, ou o CCZ, em Santa Cruz. Feito isso, é necessário indicar o tipo de atendimento - para cães ou gatos, para macho ou fêmea. Depois é só escolher uma data e um horário disponível e confirmar o agendamento. 
 
O usuário receberá as informações também por email. No dia escolhido para a cirurgia de esterilização, é preciso comparecer à unidade escolhida com no mínimo trinta minutos de antecedência ao horário agendado. É obrigatória a apresentação de exame de sangue (hemograma) para cães e cadelas, realizado nos últimos 30 dias.
 
As cirurgias de castração ocorrem das 8 às 17 horas, de segunda a sábado e são feitas com todos os cuidados das Regras de Ouro para prevenir o contágio pelo coronavírus. Todos os bichinhos têm direito à chipagem e cadastro no Registro Geral de Animais (RGA), que permite a localização daqueles que se perdem de seus donos. 
 
 
4) Quais os exames necessários para a cirurgia? 
 
Para cães e cadelas, são indispensáveis o hemograma completo e a pesquisa de hematozoários, que devem ser feitos até 30 dias antes da cirurgia e apresentados na data da castração. Para gatos e gatas, esses exames são opcionais e levados também no dia da esterilização.
 
 
5) Qual o peso máximo dos animais para serem castrados nas unidades do IVISA-RIO?
 
De acordo com a Portaria S/IVISA 407, de 22 de maio de 2019, o peso máximo é de 15 quilos. Para o animal acima desse peso, há agenda exclusiva no IJV.
 
 



Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro - Sede: Rua Afonso Cavalcanti, 455 - Cidade Nova - 20211-110