Transparência da Mobilidade
Ranking Negativo

22/11/2016 10:53:00


 

A Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) divulga três rankings das linhas com maior número de reclamações de usuários relacionados à prestação do serviço. As críticas feitas pelos passageiros servem de parâmetro para ações pontuais de fiscalização. O emprego desta metodologia de fiscalização direcionada lista as linhas com maiores índices de pontos negativos, ou seja, com os piores níveis de prestação de serviço.

A partir das reclamações recebidas pela Ouvidoria do órgão realizadas através da Central 1746 pelos usuários, que desempenham o papel de fiscal virtual, a fiscalização da SMTR manterá o foco nas linhas que detiverem maior número de pontos em multa virtual. Essa fiscalização cumpre três fases: 1) a entrada da reclamação; 2) processamento da multa virtual, ponderação (análise considerando o IDH e frota da linha), total de pontos; 3) classificação (ranking).

Os rankings são elaborados mensalmente com base nas reclamações do trimestre e nos Artigos do Código Disciplinar dos ônibus.

 Os rankings negativos são três e se classificam em:

1) Conduta, referente aos auxiliares de transportes (motoristas, cobradores, fiscais, despachantes);

2) Conservação, referente ao estado de conservação dos ônibus e;

3) Nível de Serviço, referente às irregularidades observadas quanto à escassez de carros nas linhas, intervalo entre os carros e o consequente excesso de passageiros.

 

 

Conduta | Conservação | Nível de Serviço

 

* Dados referentes aos meses de julho, agosto e setembro de 2016.