/web/taxirio /web/taxirio/principal "/web/taxirio/principal" http://b1153131n/web/taxirio/principal?p_p_id=56_INSTANCE_kQ4R&p_p_lifecycle=0&p_p_state=normal&p_p_mode=view&p_p_col_id=column-1&p_p_col_count=5 http://b1153131n/web/taxirio/principal?p_p_id=56_INSTANCE_kQ4R&p_p_lifecycle=0&p_p_state=normal&p_p_mode=view&p_p_col_id=column-1&p_p_col_count=13 10112 /web /group /user /web /taxirio 7044492 /image /web/taxirio /c b1153131n http /Tema-Taxi-theme/images /web /group /web b1153131n /web/taxirio/principal /web/taxirio/principal http://b1153131n/web/taxirio/principal?p_p_id=56_INSTANCE_kQ4R&p_p_lifecycle=0&p_p_state=normal&p_p_mode=view&p_p_col_id=column-1&p_p_col_count=5 http://b1153131n/web/taxirio/principal?p_p_id=56_INSTANCE_kQ4R&p_p_lifecycle=0&p_p_state=normal&p_p_mode=view&p_p_col_id=column-1&p_p_col_count=13
 

FAQ Taxi.Rio Taxistas

Taxista

Você está participando de um seleto grupo de teste-piloto, tendo a oportunidade de utilizar uma versão experimental do aplicativo Taxi.Rio.


Nesta fase inicial, a participação de todos é de extrema importância para que possamos identificar novos pontos de melhoria para continuar a evolução do produto. Continuem participando!


Funcionalidades que não fazem parte do projeto piloto:

  1. Pagamento interno no app
  2. Receber chamada em segundo plano
  3. Receber chamadas apenas de passageiros próximos
  4. Mensagens entre taxista e passageiro
  5. Histórico de corridas
  6. Histórico de pagamento
  7. Melhor controle do mapa
  8. Deslogar do aplicativo
  9. Avaliar passageiro

 

Perguntas Frequentes (FAQ)

Instalação

  1. Como faço para instalar? (Android)
    R: Acesse o link que está no seu e-mail, faça o login na loja da Google com o seu e-mail do Gmail e instale o aplicativo pela loja

 

Entrar no Aplicativo (login)

  1. Qual é o meu login?
    R:
    é o seu RATR
     
  2. Qual é a minha senha
    R:
    são os 5 primeiros números do seu CPF. Exemplo: CPF é 777.666.555-44. Senha é 77766.
     
  3. Preciso digitar meu login e senha sempre?
    R:
    Uma vez que o taxista se loga no aplicativo, não é preciso mais fazer essa operação, exceto quando o aplicativo é desinstalado do celular, instalado em outro celular, ou quando houver uma atualização no aplicativo.
     

Receber Chamada

  1. Como faço para começar a receber chamadas?
    R:
    após se logar corretamente no aplicativo, troque seu status de ‘Ocupado' para ‘Livre'. Assim você estará apto a receber chamadas de corridas. Lembramos que como estamos em fase de piloto, com um número reduzido de passageiros na plataforma neste início, podem haver grandes intervalos de tempo entre uma chamada e outra.
     
  2. Com o aplicativo em segundo plano, consigo receber chamada de corrida?
    R: Com o app em segundo plano, apenas uma notificação aparece na tela. Se ela for clicada, o app então assume o primeiro plano com a chamada.
    Esta restrição é uma limitação técnica apenas do piloto.
     
  3. Recebi uma chamada e aceitei. Já posso ir pegar o passageiro?
    R:
    Ao aceitar uma corrida, o taxista na verdade entra numa disputa entre os taxistas mais próximos. Em poucos segundos o sistema calcula o taxista mais próximo e só então a corrida é designada a este taxista. Então, ao aceitar uma disputa, espere até você ser informado que a corrida é sua e o passageiro está esperando, para então prosseguir até o ponto de origem.
    Os taxistas que não forem designados, receberão a informação correspondente.
     
  4. Estou no bairro X e entrou uma chamada de um passageiro no bairro Y. Isto é normal?
    R: No piloto, por uma restrição técnica, e por haver apenas poucos participantes, tanto de taxistas como de passageiros, quando um passageiro pedir uma corrida, todos os Taxistas ativos no momento receberão uma oferta de corrida. Os que aceitarem, entrarão na disputa por este passageiro. O nosso sistema verificará quem está mais próximo e dará a corrida para este Taxista. Os demais recebem notificação negativa da corrida e continuam esperando o próximo passageiro.
     
  5. Há alguma consequência ao recusar corridas?
    R:
    Não, por enquanto neste piloto, a recusa a chamadas é livre. Tenha em mente que o taxista precisa fazer com que o app TAXI.RIO seja competitivo, e um bom serviço é primordial.
     
  6. Entrei numa disputa por passageiro, mas desisti, posso cancelar?
    R:
    Enquanto a disputa acontece no nosso sistema não é possível cancelar, mas dura apenas alguns segundos.
     
  7. Ganhei um disputa e a corrida é minha, posso ainda assim cancelar a corrida?
    R:
    Sim, o taxista pode cancelar uma corrida ainda não iniciada a qualquer momento, mas neste caso é bom saber que o passageiro terá de pedir a corrida novamente, e isso não é uma boa experiência para o cliente.
     
  8. Estou indo pegar o passageiro, já posso iniciar a corrida?
    R:
    Não. O aplicativo piloto neste momento até deixa o taxista iniciar a corrida antes, mas o certo é apenas iniciar a corrida com o passageiro embarcado. Esta não será uma prática bem vista e nas versões posteriores do aplicativo, algumas medidas serão tomadas para assegurar que isso não ocorra.
     
  9. Posso ligar para o Passageiro?
    R: Sim, se por algum motivo o Taxista precisa se comunicar com o passageiro, neste piloto a opção é uma ligação telefônica normal direta ao passageiro. Use com moderação. O taxista estará sujeito a tarifação do plano de voz da sua operadora telefônica.
     

 

Iniciar corrida

  1. Iniciei a corrida, mas o passageiro não colocou o destino. Como proceder?
    R: Neste caso, pergunte o destino verbalmente ao passageiro. O Taxista pode então se dirigir ao destino normalmente ou, de preferência, inserir o destino no aplicativo, para que uma rota otimizada seja traçada, e assim poder usar um app de navegação (Waze)
     
  2. Iniciei a corrida, ligo o taxímetro?
    R:
    Sim. A tarifação no piloto ainda será feita pelo taxímetro, normalmente. Somente ao encerrar a corrida é que o desconto de 30% poderá ser calculado no aplicativo.
     
  3. O traçado indicado no mapa não me parece o melhor meio de chegar ao destino, posso usar um atalho?
    R:
    Pode, mas lembre-se de combinar isso com o passageiro, já que ele também vê esse traçado em seu aplicativo.
     
  4. Iniciei a corrida, mas o passageiro quer ir para um destino diferente do que veio marcado. Como proceder?
    R: O taxista pode trocar o destino no seu aplicativo, e prosseguir normalmente. Lembre-se de manter qualquer mudança acordada com o passageiro.
     

 

Finalizar corrida

  1. Cheguei no local de destino. Posso finalizar a corrida?
    R:
    Sim, uma vez no local acordado, finalize a corrida, pare o taxímetro, e prossiga ao procedimento de pagamento.
     
  2. Ainda não estamos no destino, mas o passageiro resolveu saltar antes, como proceder?
    R:
    Encoste, finalize a corrida normalmente, pare o taxímetro, e prossiga ao procedimento de pagamento.
     
  3. Finalizei a corrida e um resumo da corrida apareceu. Essas informações ficarão guardadas?
    R:
    Não. Neste piloto, o resumo da corrida é apenas na tela. As informações só serão guardadas em nosso servidor para questões estatísticas do piloto. Se o Taxista quiser manter um controle, a sugestão por hora é capturar a tela. A função de histórico das corridas será implementado futuramente.
     
  4. Estou no meio da corrida, posso cancelar a corrida?
    R: Não, o taxista terá de finalizar a corrida, mesmo não tendo chegado ao destino final. O cancelamento é apenas antes da corrida ter sido iniciada.
     

 

Desconto

  1. Estou na tela de resumo da corrida, como faço para calcular o desconto?
    R: Clique no botão ‘Calcular Desconto' e prossiga para a tela de calculadora.
     
  2. Estou na tela de calcular desconto, o que fazer?
    R: Entre no campo indicado o valor constante no taxímetro e clique em calcular. Aparecerá indicado o desconto, o valor subtraído e o valor final a ser pago. Mostre este valor ao passageiro e receba o pagamento.
     

 

Pagamento

  1. Como recebo o pagamento?
    R:
    Neste piloto ainda não há pagamento pelo aplicativo, então o pagamento deve ser feito da mesma maneira que tem sido feita, normalmente.
     

 

Avaliar

  1. Onde o taxista avalia o passageiro?
    R:
    Neste piloto ainda não teremos a avaliação do passageiro por parte dos Taxistas. No entanto, se ocorrer algum fato ou problema que o taxista se sinta na necessidade de reportar, por favor, utilize o email pilototaxirio@rio.rj.gov.br que estaremos monitorando e entraremos em contato assim que possível.
     
  2. Como funciona a minha avaliação?
    R:
    Todo taxista começa com 5 estrelas. Conforme vai recebendo avaliações, no final do dia é feito uma média aritmética* e só então sua nota é atualizada.
    *(O somatório das notas é dividido pelo número de avaliações)
     
  3. A minha avaliação vai contar pra alguma coisa?
    R: Inicialmente, no piloto, serve apenas para testarmos o funcionamento do sistema. Se alguma discrepância for detectada ainda nesta fase, poderemos entrar em contato para esclarecer, mas as avaliações ainda não terão maiores consequências.
     
  4. Posso saber quem me avaliou?
    R: Inicialmente, no piloto, isso não será possível. No entanto, se algum relato mais grave for comunicado, poderemos entrar em contato para esclarecer.
     

 

Problemas no aplicativo

  1. Se por algum motivo o meu aplicativo for iniciado ou meu celular desligar e eu iniciar o aplicativo novamente, o que acontece?
    R: O Aplicativo irá restaurar o estágio da corrida conforme ele estava antes do aplicativo ou o celular terem sido desligados.


| outras notícias