Plano de Legado Urbano e Ambiental

21/01/2010 08:26:00


O Plano de Legado Urbano e Ambiental Rio 2016 é um documento produzido pelo Comitê Especial de Legado Urbano (CELU), constituído por decreto nº 29.398/08, sob coordenação da Gerência de Macroplanejamento (GMP), da Coordenadoria Geral de Planejamento Urbano (CGPU).

 

A execução do Plano de Legado Urbano e ambiental Rio2016 associa-se à demanda por parte do Comitê Olímpico Brasileiro, em março de 2008, à SMU, de coordenar a proposta de legado urbano no âmbito da candidatura do Rio de Janeiro à sede dos Jogos Olímpicos em 2016. A opção foi ancorar os projetos previstos ao processo de planejamento da Cidade, expresso no Plano Diretor em vigor, e à política de ordenamento territorial prevista em sua revisão, e sistematizá-los em um Plano. A intenção com a escolha feita, atrelada ao envolvimento dos diversos órgãos e à incorporação das políticas setoriais que orientam suas ações e programas, foi a de tornar a candidatura do Rio aos Jogos Olímpicos de 2016 um efetivo legado para a Cidade.

 

Um Plano Macro e Planos Locais integram o documento. No Plano Macro estão englobadas as intervenções públicas que ultrapassam os limites de uma determinadas área de entorno de equipamento ou instalação esportiva. Apesar de limitar-se ao perímetro formado pelas diversas instalações a serem utilizadas por ocasião dos Jogos, trata do conjunto da área em ações estruturantes para a Cidade, abordando os seguintes temas: transportes e sistema viário, meio ambiente, saneamento ambiental e habitação e desenvolvimento social.

 

Os Planos Locais focam as áreas de influência direta dos principais equipamentos previstos para abrigar os Jogos Olímpicos, articulando ações locais nos temas mencionados acima. Propõem, ainda, projetos de estruturação do espaço urbano, envolvendo, na maioria das vezes, reestruturação da malha viária, reurbanização de áreas do espaço público e valorização do ambiente cultural. Os Planos Locais foram desenvolvidos para as áreas da Barra da Tijuca, Deodoro, Engenho de Dentro, Maracanã / Quinta da Boa Vista, Cidade Nova / Sambódromo e Portuária.

 

O documento final do Plano de Legado Urbano e Ambiental Rio 2016 foi concluído em outubro de 2008, tendo sido encaminhadas cópias para o Prefeito, Ministério dos Esportes e Comitê Olímpico Brasileiro.

 

VOLUME I - Plano de Legado Urbano e Ambiental Rio 2016


VOLUME II - Fichas Ações Prioritárias


VOLUME III - Cartogramas




Serviços Serviços