Centro de Arquitetura e Urbanismo - CAU

21/01/2010 11:02:00

Quem somos Quem somos

O Centro de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro - CAU, da Secretaria Municipal de Urbanismo, foi criado em 1997 com o objetivo de promover e divulgar as ações de planejamento e as intervenções de caráter urbano efetuadas pela municipalidade. Teve como diretrizes: subsidiar a produção do conhecimento e da evolução urbana a fim de embasar análises e propostas para a cidade; realizar  pesquisas e publicações sobre o urbanismo e arquitetura; implantar arquivo  de projetos urbanos, e produzir eventos e publicações sobre o tema.

Com a incorporação dos setores de projetos urbanos originários do Instituto Municipal de Urbanismo Pereira Passos ao CAU, esta instituição se afirma como órgão que reúne, em um mesmo espaço, o desenvolvimento e gerenciamento de projetos urbanísticos, o apoio a pesquisadores e a produção de seminários, exposições e publicações.

História História

O CAU estava instalado, até janeiro de 2014, no palacete construído em 1879 por Joaquim Fonseca Guimarães para sua residência. No início do século XX, a edificação passou a abrigar o tradicional Colégio Jacobina, que funcionou até 1984.

O edifício teve suas fachadas tombadas pelo município em 1987 e permaneceu sem utilização até 1995 quando, por intermédio de uma operação urbana, foi viabilizada a construção de dois blocos de edifícios residenciais nos fundos do terreno, a restauração da fachada e a construção do novo interior.

Atualmente, o CAU está funcionando no prédio principal da Prefeitura do Rio, Centro Administrativo São Sebastião - CASS, situado na Cidade Nova.

Atribuições Atribuições

Conforme estabelecido no Decreto Nº 36.839,  de  28 de fevereiro de 2013, o CAU tem como atribuições principais:

•    Planejar, coordenar e supervisionar o desenvolvimento de programas e projetos urbanísticos;
  •   Analisar e compatibilizar projetos urbanísticos elaborados por órgãos públicos, concessionárias e particulares;
  •    Elaborar e desenvolver projetos especiais de intervenção urbana, acompanhando seu detalhamento e implantação;
  •    Desenvolver e analisar projetos de mobiliário urbano, bem como sua adequação à paisagem urbana;
  •   Coordenar a produção de pesquisas e estudos relativos aos planos urbanísticos da Cidade do Rio deJaneiro, além da realização de eventos sobre arquitetura e urbanismo;
  •   Promover a articulação intersetorial para viabilizar programas urbanísticos especiais;
  •  Gerenciar a elaboração de projetos específicos, de acordo com a solicitação de diversos setores do Município, acompanhando seu desenvolvimento e implantação.

Publicações Publicações

Livros:

• Jorge Machado - Documentário e obra do arquiteto (1904-1992)
  • Do cosmográfico ao Satélite -  Reprodução de 58 mapas da Cidade do Rio de Janeiro