Secretaria Municipal de Transportes - SMTR
SMTR atinge marca de 30 mil cartões de Estacionamento de Idoso emitidos pela internet em 3 meses

02/10/2018 09:40:00



No Dia Mundial do Idoso, celebrado na última segunda-feira (01), a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Transportes, comemorou três meses do novo sistema de emissão do Cartão de Estacionamento de Idoso através da internet.


Desde o dia 1º de julho, a Prefeitura possibilita que o benefício seja emitido pela internet, através do Carioca Digital, tornando o processo mais simples e rápido, além de não precisar se deslocar para retirar o cartão.

 


Somente no ano de 2017, 29.924 cartões foram emitidos. Em 2018, 51.514 cartões foram entregues nos postos da SMTR. Após a modernização do sistema, 22.126 idosos emitiram o benefício em casa, e 8.124 solicitaram pela internet e retiraram no posto escolhido (caso daqueles que não possuem impressora na residência). No total, 111.688 cartões já foram emitidos na gestão atual.


Vale lembrar que, em julho de 2017, a Secretaria Municipal de Transportes regulamentou novas regras para a emissão do benefício, passando a ter direito os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, aumentando significativamente o universo de beneficiários. Além disso, não há mais a obrigação de vincular um veículo específico ao cartão.


Para emitir o benefício, basta acessar o site https://carioca.rio/ com o cadastro do idoso, clicar na aba "Veículo e Estacionamento", depois em "Cartão de Estacionamento do Idoso". Em seguida, preencha os dados e solicite a impressão do benefício, que pode ser utilizado nas vagas reservadas para idosos em estacionamentos públicos, onde haverá isenção de pagamento, e em estabelecimentos privados, onde o pagamento será cobrado de acordo com a política local.

 


Foto: Fernando dos Santos