Secretaria Municipal de Transportes - SMTR
Apps de transporte público, Moovit e Trafi, continuam oferecendo serviços aos passageiros

26/09/2016 12:39:00


Os aplicativos de transporte público, Moovit e Trafi, que foram homologados pela Prefeitura do Rio como apps oficiais dos Jogos Rio 2016, continuam ofertando os serviços de todos os modais disponíveis na cidade de forma gratuita aos passageiros.  

 

Os aplicativos apontam as melhores rotas e modais usando as informações fornecidas pela Prefeitura no banco de dados Data Rio. A parceria contempla todos os meios de transporte público do município: ônibus, BRT, VLT, trens, metrô, vans, barcas e teleféricos.

 

O secretário executivo de Coordenação de Governo, Rafael Picciani, destaca que os aplicativos foram essenciais durante os Jogos e agora são fundamentais para os usuários habituais do transporte público. 

 

"A cidade do Rio avança no uso da tecnologia e, através do convênio com Moovit e Trafi, permitirá que, toda população tenha acesso a um planejador de viagens multimodal com informações em tempo real permitindo que o cidadão planeje melhor a sua viagem e tenha mais segurança e regularidade em seus deslocamentos. Essa foi uma grande conquista para o período dos Jogos e é um grande legado para população carioca", afirma Rafael Picciani.  

 

Por meio dos apps, o usuário tem informações sobre trajetos de linhas de ônibus e serviços dos demais modais. O passageiro ainda pode planejar viagens utilizando diferentes tipos de transporte e tendo conhecimento prévio sobre a disponibilidade dos serviços.

O banco de dados Data Rio foi elaborado pelo Comitê de Mobilidade, formado pela Secretaria Municipal de Transportes, Governo Estadual, Centro de Operações Rio e IplanRio. Ele reúne informações em tempo real sobre os transportes da cidade, como itinerários, localização de pontos e estações e tempo de intervalos.
 

Os apps foram escolhidos por atender aos requisitos exigidos pela Prefeitura do Rio para a parceria, como ter recursos de acessibilidade que permitem sua utilização por pessoas com deficiência visual – opção disponível para celulares equipados com os sistemas iOS e Android. Integrado às funcionalidades VoiceOver e TalkBack (para iOS e Android, respectivamente), o Moovit tem todas as suas telas acessíveis. Essas funcionalidades permitem que o usuário pressione seu dedo na tela do celular e ouça qual botão ou ícone está sendo 'visualizado', facilitando a navegação e permitindo que deficientes visuais planejem suas viagens e rotas com mais facilidade.