Secretaria Municipal de Transportes - SMTR
SMTR divulga ranking das empresas de ônibus com o maior número de reclamações

07/04/2010 17:01:00  » Autor: ACS/SMTR


 A Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) passou a divulgar trimestralmente o ranking das empresas com maior número de reclamações de usuários relacionadas à prestação do serviço. As denúncias feitas pelos passageiros servem de parâmetro para as ações pontuais de fiscalização. De novembro de 2009 a janeiro deste ano, já com o emprego da nova metodologia de fiscalização direcionada, foram listadas as cinco empresas com os maiores índices de pontos negativos: Breda (35,53), Campo Grande (30,24), Zona Oeste (29,66), Amigos Unidos (19,93) e Estrela Azul (19,20).

 
A partir das reclamações repassadas à Ouvidoria pelos usuários, que passam a desempenhar o papel de fiscal virtual, a fiscalização da SMTR manterá o foco nas empresas que detém maior número de pontos em multa virtual. Essa nova fiscalização cumpre três fases: 1) a entrada da reclamação; 2) processamento da multa virtual; ponderação ( análise considerando o IDH e frota da empresa), total de pontos: 3) classificação, que é o ranking.
 
Entre as reclamações dos fiscais virtuais, e que deram margem à elaboração do ranking no último trimestre, destacam o não atendimento do sinal de parada para embarque e desembarque; mau estado dos bancos; comprometer a segurança de terceiros; alterar ou não concluir itinerário autorizado do veículo; transportar passageiros em excesso por linha e falta de limpeza interna e externa do ônibus. Todos esses ítens fazem parte do Código Disciplinar de Transportes do Município do Rio.
 
Conheça o relatório que deu origem ao ranking clicando aqui. Se você tem reclamações a fazer sobre os ônibus da cidade, procure a Ouvidoria e torne-se também um fiscal virtual. Clique aqui para fazer a sua denúncia.
 

Imagens relacionadas:

















Serviços Serviços