Secretaria Municipal de Transportes - SMTR
Prefeitura do Rio apresenta novos ônibus de piso baixo no Dia Mundial Sem Carro

21/09/2011 11:08:00


 

 
 
Pelo terceiro ano consecutivo a Prefeitura do Rio participa do Dia Mundial Sem Carro (22/09) e fará uma série de açõespara estimular a população a aderir ainda mais ao evento, entre elas a apresentação do novo padrão de ônibus à população que começa a circular nas vias BRS da cidade (Copacabana, Ipanema e Leblon). O Dia Mundial Sem Carro é comemorado simultaneamente em diversas metrópoles do Planeta para conscientizar a população mundial sobre os danos da emissão de gases do efeito estufa e ressaltar a importância do uso sustentável dos meios de transporte, priorizando os ecologicamente corretos. Só no ano passado, junto com o Rio de Janeiro, mais 1500 cidades do mundo participaram do evento.

Batizado de Mega BRS, o novo ônibus que circulará nas vias BRS é dotado de piso baixo (tipo low entry), que facilita o acesso de pessoas com deficiência física e idosos; motor traseiro, que oferece melhor condição de trabalho aos motoristas e diminui ruído e temperatura média no interior do ônibus; câmbio automático e suspensão pneumática. Uma frota inicial de 18 ônibus começará, nesta quinta-feira, dia 22, a operar em linhas que circulam pelos corredores BRS dos bairros do Leblon, Ipanema e Copacabana. A renovação da frota será gradual. A cada ano, começando neste, 20% dos ônibus terão que ser substituídos. Os novos veículos também circularão nos próximos corredores BRS que a prefeitura vai implantar no Centro e em demais regiões da cidade.

O Dia Mundial Sem Carro no Rio será marcado também pela proibição de estacionamento nas principais vias do Centro da Cidade e nos prédios públicos, pela medição da qualidade do ar na região e pela criação da chamada zona de 30 km/h (permanentes) no bairro Cidade Nova (entorno da Prefeitura). O novo limite de velocidade permite o tráfego de bicicletas e veículos em uma mesma via. O uso do transporte de massa, ou alternativo será estimulado nas repartições públicas. No dia 22 o estacionamento nos prédios públicos municipais será proibido.
 
A partir do dia 22, a Zona Norte da cidade tabém ganhará o Circuito Tijuca (3,5km) / Grajaú (6,5km) com faixas compartilhadas e ciclofaixas.
 
Para o secretário municipal de Meio Ambiente e vice-prefeito, Carlos Alberto Muniz, o Dia Mundial Sem Carro tem como objetivo fazer com que as pessoas mudem seus hábitos de deslocamento e entendam que existem várias alternativas de transporte:
 
- Sentimos um grande apoio popular no ano passado e, ao mesmo tempo, vemos agora a possibilidade de dar uma demonstração ainda maior e mais impactante de que queremos de fazer do Rio uma cidade mais sustentável. Por isso, convocamos a população para que cada pessoa dê um pouco de si e reflita em relação à mudança de hábito e passe a entender que essa ação visa melhorar a qualidade de vida, poluir menos a cidade e garantir condições de sustentabilidade - afirmou Muniz.
 
As ações da Prefeitura no Dia Mundial Sem Carro envolvem as secretarias de Meio Ambiente, Transportes, Ordem Pública, Saúde e Defesa Civil, Educação, Seconserva, Fundação Parques e Jardins, Cultura, Esportes e Lazer, e Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida; além da Cet-Rio e da Guarda Municipal. A iniciativa conta ainda com a parceria da Secretaria de Transporte do Estado, Detran, SuperVia, Metrô e das ONGs Transporte Ativo, ITDP e 350o. 
 
As ações
 
Estacionamento – Durante todo o dia 22 será proibido estacionar no "Quadrilátero do Centro", que inclui as principais vias do bairro. As vagas do Rio Rotativo e oficiais (destinadas aos órgãos públicos) estarão bloqueadas nas avenidas Presidente Antônio Carlos, 1º de Março e Rio Branco, e em todas as transversais desde a Rua Santa Luzia (em frente à Cinelândia) até a Candelária. A estimativa é de que cerca de 2.300 veículos deixarão de estacionar e circular no Centro neste dia.
 
Órgãos públicos – De acordo com o decreto 34.316, do dia 19 de agosto, fica proibido o estacionamento em todos os prédios públicos municipais durante o Dia Mundial Sem Carro
 
Redução de velocidade - será criada a Zona 30km no bairro da Cidade Nova (entorno da Prefeitura do Rio) para estimular o uso da bicicleta como meio de transporte alternativo e proporcionar uma relação amigável entre motoristas, ciclistas e pedestres. Nos anos anteriores, a redução do limite de velocidade já foi implantada em vias dos bairros de Santa Cruz, Campo Grande, Bangu, Anchieta, Del Castilho, Grajaú, Ilha do Governador, Jacarepaguá, Copacabana e Ipanema.

Atividades de cultura e lazer - No Centro, na Praça Mário Lago (Buraco do Lume), haverá encenação do Grupo de Teatro da CET-Rio com a peça “A Caminho da Escola”, apresentação de música hip hop, rap com MCs, apresentação dos Corais da Comlurb e do Detran, oficinas de pintura, reciclagem e de educação ambiental para crianças e adultos.

 

 

 


Imagens relacionadas: