Secretaria Municipal de Transportes - SMTR
Entenda a nova numeração das linhas municipais de ônibus

02/06/2011 16:36:00  » Autor: ACS/SMTR


A partir da licitação do sistema de transporte de passageiros por ônibus, a Secretaria Municipal de Transportes determinou aos consórcios que modificassem o número de parte das linhas tendo em vista o esforço para melhorar sua identificação por parte da população. O objetivo do município é adequar as linhas em operação às normas estabelecidas pelo Padrão Funcional, conforme determina o contrato de concessão. 

As alterações estabelecidas pelo Plano Funcional visam corrigir distorções existentes no sistema antigo no qual alguns serviços de linha possuiam itinerários muito diferentes da linha regular mas partilhavam do mesmo número de linha. Na maioria dos casos, os itinerários desses serviços só eram conhecidos pelos usuários cativos. Com o novo regramento, o sistema ficará mais acessível para os usuário eventuais e turistas. Por exemplo: a linha 434 (Grajaú - Leblon) tinha um serviço (variante) que passava pelo Túnel Rebouças. Agora, é a linha 436 e a 434 passa a identificar o itinerário original da linha.

As mudanças estão sendo feitas por etapas nas áreas operadas pelos consórcios Internorte, Intersul, Transcarioca e Santa Cruz. Veja, nos links abaixo, as mudanças de numeração:

 

Internorte (Zona Norte) 

Intersul (Zona Sul e Grande Tijuca)

Transcarioca (Barra e Jacarepaguá)

Santa Cruz (Zona Oeste)

  
 

 


Imagens relacionadas: