Fiocruz e Prefeitura inauguram centro de pesquisa em policlínica em Santa Cruz

12/11/2018 10:52:00


A Fiocruz e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) inauguraram o Centro de Pesquisa Clínica e Laboratório de Processamento de Amostras Biológicas, na Policlínica Lincoln de Freitas Filho, em Santa Cruz. No local serão realizadas pesquisas multicêntricas - ou seja, que ocorrem simultaneamente em diferentes centros de saúde. Os trabalhos visam desenvolver vacinas, biofármacos e reagentes para diagnósticos voltados ao atendimento da demanda do Ministério da Saúde (MS) e, em alguns casos, da Organização Mundial da Saúde (OMS). A inauguração aconteceu na última sexta-feira, dia 9 de novembro.

 

O centro de pesquisa conta com 13 ambientes que foram reformulados e validados para atender à legislação sanitária brasileira, além das Boas Práticas de Laboratório (BPL) e Boas Práticas Clínicas (BPC). Por funcionar inserido dentro de uma unidade de atenção à saúde, será possível a integração da pesquisa com a assistência básica, contribuindo com a qualificação de profissionais que atuam na ponta do Sistema Único de Saúde (SUS) nos temas científicos e tecnológicos. Os estudos poderão resultar em novos produtos que, posteriormente, abastecerão a unidade de saúde, em benefício da população.


O primeiro estudo clínico a ser realizado se inicia já no dia 12 de novembro, dentro do Projeto Vacina Conjugada contra Meningococo C Brasileira. Trata-se do estudo clinico de fase II/III para avaliação de imunogenicidade (capacidade de proporcionar rápida imunidade), de reatogenicidade (possibilidade de uma vacina gerar reação colateral) e segurança da vacina contra a doença meningocócica do sorogrupo C, produzida por BioManguinhos/Fiocruz (MenCC-Bio), em bebês, crianças e adolescentes.


O estudo terá 1.683 participantes voluntários que serão captados em seis unidades de saúde da prefeitura do Rio, entre elas o Centro Municipal de Saúde Waldyr Franco, em Bangu, e a Clínica da Família Sonia Maria Ferreira Machado, em Santíssimo.

 

Centro Coordenador de Pesquisas no CMS Heitor Beltrão

 

O primeiro Centro Coordenador de Pesquisas Clínicas do Rio foi inaugurado em 2013 e funciona no Centro Municipal de Saúde Heitor Beltrão, na Tijuca. Fruto de uma parceria do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (BioManguinhos) - unidade técnico-científica da Fundação Oswaldo Cruz - com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), no local são realizadas pesquisas clínicas conduzidas pela Assessoria Clínica de BioManguinhos.

 

O investimento em um Centro Coordenador de Pesquisas Clínicas visa a excelência na realização de estudos clínicos no país que, sendo promovidos com uma infraestrutura adequada e moderna, possibilitam melhores resultados e respostas mais rápidas. Isso fortalece, com a introdução de novos produtos, os programas públicos de saúde. A parceria entre BioManguinhos e a SMS nos últimos anos tem sido altamente eficaz para os propósitos dos ensaios clínicos.




Serviços Serviços