Saúde lembra hoje o Dia de Combate à Obesidade

11/10/2018 10:18:00


Neste Dia Mundial de Combate à Obesidade, celebrado em 11 de outubro, a Secretaria Municipal de Saúde comemora os resultados do Programa Academia Carioca, que já beneficiou 126.321 pessoas em 202 unidades de Atenção Primária (clínicas da família ou centros municipais de saúde) no município do Rio.

 

O programa tem como objetivo facilitar o acesso às atividades físicas em associação aos cuidados médicos, e melhorar a qualidade de vida da população que utiliza os serviços de saúde, prevenindo doenças e suas complicações. Os exercícios são sempre orientados por profissionais de educação física integrados às equipes de saúde. Além de ginástica em aparelhos, são promovidas atividades como caminhadas, alongamento, dança de salão, capoeira, ginástica laboral, atividades culturais, entre outras atividades de educação em saúde.

 

Os benefícios da atividade física associada aos cuidados médicos são percebidos no acompanhamento dos usuários, que apresentaram resultados como controle da pressão arterial em 94% dos casos. Em 76% dos usuários reduziram o peso corporal. Além disso, 76% dos parti-cipantes tomavam algum medicamento de uso contínuo para controlar as doenças crônicas ou comorbidades. Desses, 68% reduziram a dosagem da medicação, conforme orientação médica. E outros 20% puderam ter o uso do remédio suspenso pelo médico que os acompanhava.

 

Em 2016, o comerciante Pedro Laurentino, então com 31 anos, conquistou mais do que um novo estilo de vida após o encaminhamen-to clínico para o Programa Academia Carioca, na Clínica da Família Everton de Souza Santos, em Senador Vasconcelos. No programa, ele participou assiduamente das atividades, contribuindo para a diminuição do seu peso de 188 kg para 94kg e no controle de doenças crônicas como hipertensão e colesterol alto. A participação nas atividades também ajudou o comerciante a parar de fumar e aumentou sua autoestima.

 

Na adolescência, ele começou a apresentar aumento de peso que, em seguida, se transformou em um quadro de obesidade. Pressão alta, aumento das taxas de colesterol e triglicerídeos, dificuldade de locomoção e uso cada vez mais frequente de cigarros acompanhavam o cotidiano do comerciante que, então, decidiu procurar a clínica da família de seu bairro. Lá, ele foi cadastrado e iniciou o seu acompanhamento com a equipe de saúde da família Marcondes da Luz. Após consulta com especialista, foi orientado a realizar uma cirurgia bariátrica, procedimento cirúrgico feito em unidades das redes estadual e federal.

 

Pedro continuou o acompanhamento junto à equipe de saúde da família, que o encaminhou para o Programa Academia Carioca. Com orientação da profissional de educação física Catarina Braga, e o acompanhamento integrado da equipe multidisciplinar de saúde, o comerciante apresentou um grande desempenho com a prática de atividade física e participação nas atividades de educação em saúde, auxiliando na perda de peso e no enfrentamento das doenças crônicas. Pedro também venceu um grande desafio para sua saúde: parar de fumar.

 

Catarina Braga, profissional de educação física do Programa Academia Carioca na Clínica, destaca o empenho do aluno para executar as atividades estabelecidas: "Pedro é um dos alunos mais disciplinado. Ele segue todas as orientações e informações sobre os exercícios em nossos aparelhos. Quando ele chegou aqui, realizamos uma avaliação física e elaboramos o planejamento das ações, com foco em exercícios aeróbicos para ajudar na redução de peso corporal."

 

A profissional também destacou que mudanças nos hábitos alimentares e a redução gradual do cigarro ajudaram no sucesso do caso. "Ele seguiu a dieta estabelecida pela nutricionista e mudou toda a rotina alimentar e o resultado foi aparecendo a cada reavaliação do Pedro. Ele se tornou uma inspiração para todos os alunos do Programa Academia Carioca, afirmou Catarina.




Serviços Serviços