Saúde inicia ação visando melhoria da assistência hospitalar

15/08/2018 17:43:00


A Secretaria Municipal de Saúde deu início nesta quarta-feira, 15 de agosto, à ação "A SMS está aqui", uma iniciativa da secretária municipal de Saúde, Beatriz Busch, que visa a descentralização da gestão no sentido de melhorar o atendimento à população. Durante mais de uma semana, representantes das subsecretarias de Atenção Hospitalar, de Gestão, de Regulação, de Atenção Primária e de Vigilância Sanitária estarão no Hospital Municipal Salgado Filho auxiliando a equipe da unidade a rever processos de assistência e administrativos, visando dar mais agilidade e eficiência ao funcionamento. A proposta é que todos os hospitais da rede recebam a ação, adianta a secretária Beatriz Busch.



"Todo processo de trabalho pode e deve ser reavaliado e aprimorado. Há momentos que somos mais exigidos e precisamos responder as demandas com apoio à gestão local. É lá na beira do leito que nossa população precisa agora dos gestores do nível central da Secretaria. O meu papel é garantir que a SMS estará presente, procurando identificar e solucionar questões que, muitas vezes, precisam de alguns ajustes, como o acolhimento dos pacientes e otimização de recursos terapêuticos", afirma a secretária.



Já no primeiro dia de trabalhos atuando juntos, a direção do hospital, a Superintendência de Hospitais de Urgência e Emergência e representantes da Central de Regulação conseguiram providenciar a transferência de 16 pacientes que estavam na Emergência. Com isso, foi possível acomodar em leitos pacientes que antes estavam em macas no corredor.



"Estamos começando no Salgado Filho pela importância desse hospital para a rede e por causa das dificuldades enfrentadas devido ao grande número de pacientes", disse o subsecretário de Atenção Hospitalar, Urgência e Emergência, Mário Lima, à frente da ação.


Entre os profissionais de setores das subsecretarias participantes da ação, os médicos reguladores da Central de Regulação orientam os profissionais do Salgado Filho sobre as informações de exames e laudos necessários a serem anexados aos pedidos inseridos no Sistema de Regulação. O correto preenchimento e documentação evitam que pedidos sejam devolvidos para a complementação de informações, acelerando assim o processo de regulação dos pacientes.


Também participam dos trabalhos profissionais especializados em acolhimento do paciente e classificação de risco; em informação e indicadores; em processos administrativos; em vigilância sanitária e de alimentos. Representante da Coordenação de Área da Atenção Primária orienta a equipe do hospital sobre os processos de alta referenciada, em que os pacientes, após a alta hospitalar, são encaminhados diretamente a sua unidade básica de referência, para dar continuidade ao acompanhamento ambulatorial necessário.



"Com a crise econômica, muita gente está deixando de pagar planos de saúde e migrando para a rede pública, aumentando nossa demanda e dificuldades. A população está de forma legítima apresentando queixas relevantes e com cobranças pertinentes. Precisamos fazer uma escuta adequada às críticas que são colocadas, fazer uma autocrítica e revisar nosso comportamento", completou o subsecretário Mário Lima, referindo-se à presença também de representante da ouvidoria da SMS na ação. 




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