Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro


Comunicado sobre sarampo

04/07/2018 14:38:00


A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que há dois casos confirmados de sarampo na cidade do Rio. As amostras foram analisadas pela Fiocruz, laboratório de referência do Ministério da Saúde.

 

Todas as medidas cabíveis foram adotadas desde a notificação de caso suspeito de sarampo na cidade em trabalho conjunto das secretarias municipal e estadual de Saúde do Rio. Os protocolos epidemiológicos referentes a acompanhamento e testagem dos pacientes foram realizados.

No dia 3 de julho, a SMS realizou ação de vacinação de bloqueio no campus da Faculdade de Direito da UFRJ, onde estudam as duas pessoas com resultado positivo. Ao todo, foram aplicadas 573 doses da vacina em membros da comunidade acadêmica e funcionários da instituição.

 

No município do Rio, os últimos casos confirmados de sarampo ocorreram em 2014 e foram considerados importados, ou seja, os pacientes foram infectados em viagens a outras regiões do país ou internacionais. No Brasil, a proteção contra o sarampo faz parte das vacinas Tríplice Viral e Tetra Viral, disponíveis conforme calendário de vacinação do Ministério da Saúde para crianças aos 12 e aos 15 meses. A cobertura vacinal contra a doença para crianças de 1 ano na cidade é de 107%.

 

A vacina também está disponível para a população até 49 anos que não tenha sido vacinada adequadamente nas unidades municipais de Atenção Primária (cínicas da família e centros municipais de saúde). Não há necessidade de vacinação em massa, mas quem desejar mais informações pode procurar uma unidade de saúde, portando a caderneta de vacinação para avaliação. 

 

 

 

CONFIRA TAMBÉM:

Sarampo: o que você precisa saber
 



Serviços Serviços