Vigilância Sanitária divulga roteiro de inspeção para eventos

18/04/2018 10:28:00


Na próxima sexta, dia 20, a Vigilância Sanitária vai se reunir com organizadores de eventos, para apresentar o roteiro de inspeção, que mostra todo o procedimento de fiscalização que o órgão realiza. Esse roteiro, que também será disponibilizado no site, tem o objetivo de diminuir o número de infrações em grandes eventos e, consequentemente, a possibilidade de riscos aos freqüentadores desses locais.

 

Em apenas três meses, o número de equipamentos e estabelecimentos interditados já está 30 vezes maior que o do ano passado e os números de multas e de inutilização de alimentos já passam da metade. Somente em 2018, foram 149 multas aplicadas, 32 interdições e 455 kg de alimentos inutilizados em 14 eventos. No ano passado, nos 52 eventos fiscalizados, foram 262 multas, 1 interdição e 805 kg de alimentos inutilizados.

 

Para atender a todos os grandes eventos que acontecem na cidade, dezenas de técnicos de todas as áreas de atuação do órgão se revezam em escala de plantão em finais de semana, feriados e trabalhos noturnos. A Vigilância Sanitária também organiza cursos preparatórios com dicas e orientações para os organizadores de todos os grandes eventos, antes de serem fiscalizados.

 

Os técnicos são profissionais das áreas de alimentos, saúde, engenharia, laboratório, zoonoses, saúde do trabalhador e educação. As equipes de alimentos verificam as condições higiênicas sanitárias dos locais que comercializam produtos comestíveis, os meios como os alimentos são acondicionados, embalados e manipulados, as características sensoriais (aparência e odor) com as quais estão sendo preparados, bem como as roupas dos profissionais das cozinhas e balcões, a fim de avaliar se há riscos de contaminação. Essa análise de alimentos é reforçada pelas equipes do Laboratório de Saúde Pública, que vão recolher amostras suspeitas para análise laboratorial.

 

As equipes de saúde inspecionam os postos médicos, ambulâncias e qualquer estabelecimento que esteja comercializando produtos e serviços de saúde, como salões de beleza, onde também são verificados os instrumentos e produtos utilizados nos atendimentos. Já as equipes de engenharia verificam a estrutura dos locais de grande circulação de pessoas, a água de consumo e a destinação do lixo.

 

O lixo também é alvo da inspeção dos técnicos de zoonoses, que verificam o acondicionamento dos dejetos para que não haja riscos de proliferação de mosquitos, além de realizar medidas de controle de ratos, gambás e pombos. As equipes de saúde do trabalhador checam as condições de trabalho oferecidas pela organização do evento e por todas as empresas que estiverem ofertando mão de obra no local. Por fim, as equipes de educação verificam se os estabelecimentos estão seguindo o que foi ministrado nos cursos preparatórios para o evento e orientam os consumidores sobre o trabalho da Vigilância Sanitária e a prevenção de riscos à saúde.




Serviços Serviços