Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro


Clínica da Família Estácio de Sá abre entreposto de coleta de leite humano

04/10/2017 09:50:00


A Clínica da Família Estácio de Sá, no Rio Comprido, já funciona como entreposto de coleta de leite humano. O projeto foi idealizado pelos residentes da unidade que, ao discutirem a importância da amamentação, viram a necessidade da implantação do entreposto de coleta de leite humano e e de aumentar o incentivo ao aleitamento materno a suas pacientes.
 
O aleitamento materno exclusivo é recomendado até os seis meses, e preferencialmente deve acontecer até os dois anos. O leite materno ajuda na diminuição da mortalidade infantil, de internações hospitalares e do desenvolvimento de alergia nos primeiros anos de vida.
 
A unidade realiza um trabalho integrado, que se inicia no acolhimento de grávida, puérperas e recém-nascidos, com ampla divulgação de informações sobre aleitamento, prevenção de mastite, ordenha, mudanças no corpo da mulher, cuidados com recém-nascido etc.
 
Os profissionais da unidade passaram por um curso com aulas práticas e observaram a importância do banco de leite humano. As atividades ocorreram em três quintas-feiras no Hospital Maternidade Herculano Pinheiro, em Madureira. A professora Zilda, da Saúde da Mulher, ministrou as atividades. Participaram da capacitação dois agentes comunitários de saúde de cada equipe (a unidade conta com seis equipes de saúde da família); três enfermeiras; duas técnicas e residentes da unidade.
 
O leite humano é coletado na unidade e processado e pasteurizado na UTI Neonatal da maternidade do Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE). A mãe que deseja doar o leite deve comparecer à unidade. Já aquelas que precisam do leite para seus bebês devem comparecer na unidade para encaminhamento ao HUPE. Cada 300 ml de leite humano pode alimentar até 10 bebês prematuros ou/e de baixo peso, por dia.
 
As doadoras recebem orientações sobre como realizar a ordenha, o acondicionamento do leite humano e a entrega na unidade. Todas recebem o kit que contém luvas, máscaras, touca e o frasco esterilizado. A ordenha também é realizada na própria unidade. 
 
A Clínica da Família Estácio de Sá fica na Rua do Bispo, 159, no Rio Comprido.



Serviços Serviços