Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro


Outubro Rosa será celebrado no Rio com diversas ações de saúde

02/10/2017 09:47:00


 

A Secretaria Municipal de Saúde realizará diversas atividades em comemoração ao Outubro Rosa. O mês busca estimular a participação da população no controle do câncer de mama, com o compartilhamento de informações sobre a doença e proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento da doença.

 

A Atenção Primária em Saúde realiza a coordenação do cuidado e tem papel fundamental na detecção precoce do câncer de mama, realizando a captação das mulheres para o rastreamento e o acesso oportuno a confirmação diagnóstica e tratamento dos casos positivos.

 

As ações de combate ao câncer de mama estão inseridas na Linha de Cuidados da Mulher, que abrange a qualificação da assistência pré-natal e redução da mortalidade materna, o planejamento reprodutivo, a assistência ao climatério, a detecção precoce do câncer de colo do útero e a prevenção de violência contra a mulher.

 

A Divisão de Ações e Programas de Saúde trabalha junto às unidades, por meio de atividades de educação permanente e discussões em visitas técnicas e reuniões. Desde o início do ano as unidades realizam a intensificação da coleta de exames citopatológicos do colo uterino e solicitação de mamografias de rastreamento.

 

 

No mês de outubro, as unidades manterão as estratégias já adotadas, e realizarão ações específicas com foco na saúde da mulher.  Haverá Oferta de turnos de atendimento em livre demanda para coleta de exame citopatológico do colo uterino. Ampliação da oferta de planejamento reprodutivo individual e/ou coletivo. Serão realizadas atividades de educação em saúde nas unidades, com apoio da saúde bucal e a Rap da Saúde. Além de atividades nas escolas (PSE): participação em reunião de pais, orientando sobre câncer de colo do útero e mama, fatores de risco (tabagismo, obesidade e sedentarismo) e hábitos saudáveis de vida e Funcionamento das unidades aos sábados, priorizando o agendamento das mulheres impossibilitadas de comparecer a consulta durante a semana.

 

Confira a programação das áreas programáticas para o Outubro Rosa:http://bit.ly/2keFH5c

 




Serviços Serviços