Realengo ganha Clínica da Família Romulo Carlos Teixeira

12/09/2017 10:14:00


O prefeito do Rio, Marcelo Crivella, inaugurou nesta segunda-feira, dia 11 de setembro, a Clínica da Família Romulo Carlos Teixeira, na Praça Maroba - Campo do Periquito, em Realengo. A nova unidade vai beneficiar mais de 35 mil pessoas das comunidades Canecão, Vila Santo Antônio e Vila do Almirante, e tem capacidade para realizar mais de 4 mil consultas médicas mensais, além dos demais procedimentos. O investimento para a construção da clínica, realizada pela RioUrbe, foi de R$ 5,2 milhões.

 

A nova unidade da rede de Atenção Primária conta com oito equipes de saúde da família (Cachoeira do Barata, Silva Neto, Governo, Capituva, Ideal, General Azeredo, Aritiba, Claudino Barata) e três de saúde bucal. São oito médicos, oito enfermeiros, oito técnicos de enfermagem, 40 agentes comunitários de saúde, três cirurgiões dentistas, três auxiliares de saúde bucal, um farmacêutico e um oficial de farmácia, além de pessoal administrativo. O nome da nova unidade é uma homenagem a Romulo Carlos Teixeira, líder comunitário da região falecido em 2009.

 

A estrutura da clínica da família da Praça Maroba tem oito consultórios, sala de procedimentos/coleta, sala de curativos, sala de imunização, sala dos agentes, sala de saúde bucal, sala de esterilização, farmácia e almoxarifado, auditório, sala de saúde da mulher, sala de saúde da criança, acolhimento mãe-bebê, sala de hipertensão e diabetes e sala de raios-x e ultrassonografia. Estão incluídos na carteira de serviços da clínica consultas individuais e coletivas, visita domiciliar, pré-natal; realização do teste do pezinho; imunização; curativos; planejamento familiar e vigilância em saúde.

 

O bairro de Realengo está localizado na Área de Planejamento (AP) 5.1, da qual fazem parte também Bangu, Campo dos Afonsos, Deodoro, Jardim Sulacap, Magalhães Bastos, Gericinó, Padre Miguel, Senador Camará e Vila Militar. Com a nova clínica, a região, que tem mais de 670 mil habitantes, conta com 89,5% de cobertura de saúde da família, oferecida em 15 clínicas da família, 11 centros municipais de saúde e uma policlínica. A AP 5.1 conta ainda com Hospital Municipal Albert Schweitzer (com maternidade), o Hospital da Mulher Mariska Ribeiro, uma casa de parto, além de três centros de atenção psicossocial, um deles voltado a pacientes infanto-juvenis.


Imagens relacionadas:


» _cf








Serviços Serviços