Saúde implanta gestão de custos

28/06/2017 10:16:00


A Secretaria Municipal de Saúde encerra nesta quarta-feira, 28 de junho, a primeira fase de implantação da ferramenta APURASUS, desenvolvida pelo Programa Nacional de Gestão de Custos (PNGC), do Ministério da Saúde (MS). O mecanismo é um sistema de informação web que tem como objetivo auxiliar no processo de apuração e gestão de custos de equipamentos públicos. O programa pode ser usado em distintas unidades de saúde do SUS, de forma padronizada e estruturada, uma vez que informações ficam armazenadas nos servidores de infraestrutura do MS, garantindo integridade e segurança.

 

O sistema não gera ônus para os entes federados participantes e instrui os gestores sobre como gerenciar os custos empregados na área da saúde pública. É uma estratégia importante a ser adotada por gestores, especialmente neste momento de restrição orçamentária. O PNGC passou a funcionar efetivamente a partir de 2012, com o surgimento do sistema APURASUS, software de gestão de custos.

 

Hoje, cerca de 150 unidades de saúde no Brasil fazem parte do PNGC e os gestores participantes do programa têm a sua disposição um conjunto de ações que contribuem para o aprimoramento do desempenho do SUS. Entre as unidades de saúde que já aderiram ao PNGC, 78 possuem relatórios gerenciais obtidos com o uso do sistema APURASUS que, além de prever o custo total de um hospital, possibilita conhecer o custo dos setores, chegando ao custo médio dos procedimentos realizados.

 

Entre as vantagens do PNGC estão as capacitações oferecidas pela equipe técnica do Ministério da Saúde a funcionários e aos gestores das unidades participantes. Os ensinamentos sobre como implantar a gestão de custos vão desde a identificação de dados relevantes para a gestão da unidade de saúde e preenchimento adequado do sistema à utilização das informações geradas, com o propósito de aprimorar a qualidade dos serviços e evitar o desperdício.

 

Nesta primeira fase, gestores estão sendo treinados para a utilização dos parâmetros nas unidades que dirigem. O software será implantado, inicialmente, em cinco unidades de saúde: os hospitais municipais Souza Aguiar, da Piedade e Jesus, O Instituto Municipal Philippe Pinel e o Hospital Maternidade Carmela Dutra. Outras sete unidades, que funcionam administradas por organizações Sociais, também receberão o programa – hospitais municipais Pedro II, Albert Schweitzer, Rocha Faria, Ronaldo Gazolla, Hospital da Mulher Mariska Ribeiro e Hospital Maternidade Maria Amélia Buarque de Hollanda. O 1º Curso Aplicado de Gestão de Custos em Saúde acontece no auditório da Coordenação de Atenção Primária em Saúde 1.0 (Região do Centro), que funciona na Rua Evaristo da Veiga, 16, 3º andar.




Serviços Serviços