Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro


Museu Bispo do Rosário recebe roda de choro do Instituto Juliano Moreira

19/04/2017 11:17:00


Em homenagem ao Dia Nacional do Choro, comemorado em 23 de abril, a Rádio Delírio Cultural e o Museu Bispo do Rosário promovem nesta quarta-feira, dia 19, o evento Delirando no Chorinho. A roda de choro, com participação de pacientes acompanhados no Instituto Municipal Juliano Moreira, é aberta ao público em geral e acontece a partir das 16h, no foyer do Museu Bispo do Rosário.


A Rádio Delírio Cultural é um projeto do Polo Experimental de Educação, Convivência e Cultura do Instituto Juliano Moreira, que conta com apoio do Museu Bispo do Rosário. Os primeiros programas estão sendo preparados para que a rádio entre no ar pela internet no mês que vem. Entrevistas, programas musicais e outras produções são realizadas com voluntários, pacientes em acompanhamento em unidades da rede de saúde mental e participantes das iniciativas do Polo Experimental, como cursos de empreendedorismo, cooperativismo, de capacitação para o mercado de trabalho, entre outros.


A roda livre de choro desta quarta-feira apresentará, entre outras, músicas de Ernesto Nazareth (1863-1934), pianista e compositor brasileiro considerado um dos grandes nomes do maxixe – um subgênero do choro – e patrono da cadeira 28 da Academia Brasileira de Música. De 1933 a 1934, em decorrência de problemas neurológicos causados pela sífilis, foi interno da então Colônia Juliano Moreira, onde acabou falecendo.


O Museu Bispo do Rosário fica na Estrada Rodrigues Caldas, 3.400, na Taquara, em Jacarepaguá. A roda de choro acontece no foyer. A entrada é gratuita.




Serviços Serviços