Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro


Mulheres e crianças refugiadas recebem assistência da Prefeitura do Rio

17/04/2017 10:36:00


A Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Cáritas Arquidiocesana do Rio de Janeiro, identificou o aumento da população feminina refugiada na cidade – a maioria jovens, em idade fértil – e oferece, periodicamente, atividades voltadas para este público. A sexta edição do evento acontece nesta segunda, dia 17, e objetivo é debater temas como autocuidado e a saúde da mulher, planejamento familiar e contracepção, violência de gênero e violência doméstica. Os encontros também oferecem orientação sobre saúde bucal e mental.

 

Cinco encontros já foram realizados e, com isso, foi possível compartilhar experiências, vivências e expectativas. Os encontros também são importantes para esclarecer dúvidas sobre o funcionamento do SUS e os acessos ao sistema de saúde. Outro ponto positivo é reconhecer as diferenças culturais entre as mulheres de diversas nacionalidades e etnias que participam das rodas de conversa.

 

As crianças, filhas de mulheres refugiadas, também recebem atenção dos profissionais da SMS e da Cáritas. Além de diversão, o espaço infantil também tem como objetivo deixar as mamães mais disponíveis para atividades voltadas para adultos. No espaço "brincação", os profissionais buscam estimular o brincar e a recreação proposta por psicólogos, profissionais de educação física, fisioterapeutas e fonoaudiólogos do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) das áreas programáticas 3.1 (Região da Leopoldina) e 3.3 (Região de Madureira).

 

Entre as ações já realizadas com as crianças, uma foi a 3ª Feira de Saúde, quando profissionais do NASF e da Superintendência de Promoção da Saúde avaliaram os pequenos durante as ações de recreação com massinha de modelar, música e desenho. Ao identificar problemas de saúde com as crianças, os responsáveis são acionados no final da ação e a criança encaminhada para a unidade de Atenção Primária de referência.

 

O encontro é restrito aos profissionais de saúde é será realizado na sede da Cáritas Arquidiocesana do Rio de Janeiro, na Rua São Francisco Xavier, 483, Maracanã, Rio de Janeiro.




Serviços Serviços