Vigilância Sanitária intensifica força-tarefa para inspecionar carnes

20/03/2017 10:38:00


Na manhã desta segunda (20) a Vigilância Sanitária vai promover uma megaoperação para coletar amostras de carnes e derivados nos grandes supermercados do município do Rio. A coleta começou no último sábado, com o recolhimento de amostras de carnes refrigeradas embaladas a vácuo. Mas nesta segunda a ação será intensificada e também trabalhará com empanados de frango, linguiça, salsicha, mortadela e carne moída. Os empanados de frango e a linguiça calabresa já estavam previstos na coleta, mas a linguiça fresca, a mortadela e a salsicha foram incluídos na inspeção, que vai até a próxima sexta.

 

O objetivo é verificar as condições dos produtos comercializados, após deflagração de operação da Polícia Federal, que investiga adulteração e venda de carne estragada.

A megaoperação contará com 10 técnicos, que vão iniciar as ações a partir de grandes hipermercados da Barra e depois percorrer vários estabelecimentos da zona Oeste, para coletar amostras, verificar a validade das embalagens e as condições em que os alimentos estão sendo armazenados e refrigerados. Os técnicos irão se concentrar na subprefeitura da Barra da Tijuca (Av.Ayrton Senna, 2001), às 9h30.

 

O material coletado será encaminhado ao Laboratório Municipal de Saúde Publica, que vai fazer análises microbiológica (verificar contaminação por microorganismos, como a salmonela), de rotulagem (verificação da composição do produto), microscopia (para detectar corpos estranhos no alimento e se há indícios de fraude), análise sensorial (verificar cor, textura e odor) e análise físico-químico (deterioração e alteração na cor). Após as análises, os produtos com amostras insatisfatórias terão os lotes retirados de circulação. O mesmo vai acontecer com os alimentos que apresentarem validade vencida e com temperatura inadequada, quando os técnicos estiverem no estabelecimento.
 




Serviços Serviços