Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro


Programa Academia Carioca: oportunidade para quem busca praticar atividade física

15/03/2017 11:04:00


O Programa Academia Carioca, que oferece atividades físicas a usuários da rede de Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) do Rio de Janeiro, chegou a 112.799 cadastrados em 2017. O projeto é oferecido para usuários de 200 unidades de saúde. O programa possui o objetivo de promover o bem estar físico, mental e social entre os participantes.


O programa oferece serviços como ginástica acompanhada por profissionais de Educação Física nos aparelhos disponíveis nas unidades de saúde, grupos de caminhada, ginástica e alongamento, além de dança de salão, capoeira, ginástica laboral e atividades culturais, entre outros.


Com a prática regular de exercícios, 94% dos participantes do Programa Academia Carioca controlaram a pressão arterial, e 78% perderam peso. Com o hábito saudável, 19% deixaram de tomar medicamentos, 69% diminuíram a dosagem e 68% diminuíram a frequência dos remédios.

 

O programa também constatou um aumento no interesse de homens por serviços de saúde. Mas as mulheres ainda são a maioria dos usuários: elas representam 72% dos cadastrados. Já os homens somam 28% dos participantes.Por faixa etária, os idosos representam o maior número de inscritos: são 45%, seguidos dos adultos de 46 a 59 anos, com 27%.
 




Serviços Serviços