Vigilância Sanitária inspeciona condições de trabalho nas praias

23/02/2017 16:16:00


A Vigilância Sanitária vai colocar seus técnicos nas praias, para inspecionarem as condições de trabalho de ambulantes, trabalhadores das barracas e quiosques, e daqueles que trabalham noutros estabelecimentos da orla como hotéis, lojas, feiras e mercados.


A inspeção das condições de trabalho começam hoje, dia 2, e vão até o final do verão. Primeiro, serão feitas atividades de orientação. Porém, se houver reincidência dos proprietários ou forem encontradas situações extremas, os estabelecimentos serão multados e até interditados.


No caso dos ambulantes e das barracas serão repassadas orientações sobre boas práticas da atividade laboral e da importância da regulamentação da atividade de microempreendedor individual. Nos quiosques, restaurantes, hotéis e comércio da orla serão feitas vistorias com foco nas condições oferecidas aos trabalhadores, onde serão observadas diversas questões, como a temperatura de conforto nos ambientes, manutenção de água em livre demanda para os trabalhadores, uso de uniforme, equipamentos de proteção individual, assim como locais adequados para alimentação e para guardar os pertences individuais.


A Saúde do Trabalhador no município do Rio é assegurada pela Vigilância Sanitária, que, por meio da constatação dos técnicos municipais em suas inspeções ou de denúncias feitas por entidades de classe e pelos próprios trabalhadores, previne riscos à saúde da população.


A prevenção de acidentes de trabalho também é feita por meio de capacitação e campanhas, a fim de educar o trabalhador para conhecer os riscos, aos quais está exposto, e os seus direitos, caso sofra algum acidente ou desenvolva doença relacionada com o trabalho.




Serviços Serviços