SMS inaugura Clínica da Família de Novo Campinho

27/06/2016 09:51:00


A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) inaugurou neste domingo, 26 de junho, a Clínica da Família Lecy Ranquine. A nova unidade teve um investimento de R$ 5,2 milhões, beneficiando 24 mil moradores do Conjunto Novo Campinho, em Campo Grande. Com mais essa inauguração, a cidade passa a contar com 91 clínicas da família em 57 bairros.

 

"Os recursos utilizados para a construção da Clinica da Família Lecy Ranquine e das demais clínicas da família ocorre porque a Câmara Municipal de vereadores do Rio economizou no orçamento e devolveu o dinheiro para a Prefeitura, possibilitando mais investimentos na construção das clínicas da família por toda cidade. Por isso, gostaria de agradecer aos vereadores do Rio pelo empenho", ressaltou o prefeito Eduardo Paes ao destacar o investimento nas contruções da clínicas da família.

 

A unidade faz parte da Área de Planejamento (AP) 5.2, que abrange os bairros de Campo Grande, Barra de Guaratiba, Cosmos, Guaratiba, Inhoaíba, Santíssimo, Senador Vasconcelos e Pedra de Guaratiba. Com a inauguração, a AP passa a ter 67% de cobertura de saúde da família, com 36 unidades na região, sendo 12 clínicas da família, 18 centros municipais de saúde, uma policlínica, três centros de atenção psicossocial (CAPS), um centro de reabilitação e um hospital de emergência com maternidade, o Rocha Faria.

 

Na clínica da família, os pacientes têm atendimento clínico, tratamento para diabetes, hipertensão, pré-natal, exames laboratoriais, cuidados com a saúde da criança e vacinação, entre outros. Também poderão retirar gratuitamente medicamentos e insumos de uma grade de 208 itens da Atenção Primária. As clínicas da família, além de consultórios, contam com salas de ultrassonografia, raio-x, observação clínica, procedimentos, curativos, coleta, reunião, saúde bucal, auditório, farmácia e almoxarifado.

 

O nome da nova clínica da família é uma homenagem a Lecy Ranquine, que foi técnica de enfermagem e exerceu o papel de liderança na comunidade de Novo Campinho, sendo uma das primeiras representantes da associação de moradores da região. A líder comunitária ajudou nas marcações dos loteamentos e cadastramentos dos moradores em suas moradias, além de auxiliar na busca por serviços públicos e parcerias para melhoras na comunidade. Lecy faleceu aos 63 anos, em decorrência de um câncer.

 

A cidade do Rio passa a contar com 91 clínicas da família em todas as regiões. Trata-se de um projeto inovador, criado em 2009, que permitiu a expansão histórica da Estratégia de Saúde da Família (ESF) no município. Com a implantação das clínicas, o Rio saiu de 3,5% de cobertura de saúde e se tornou nos últimos anos a capital responsável por mais da metade de todas as equipes de ESF criadas no país. Hoje, 55% dos cariocas têm cobertura de saúde integral e a Prefeitura pretende ampliar esse valor para 70% até o fim de 2016.
 




Serviços Serviços