Prefeitura lança obra da Clínica da Família do Itanhangá

04/02/2016 10:27:00


A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) inicia nesta quinta-feira, 4 de fevereiro, a construção da clínica da família da comunidade de Muzema, no Itanhangá, na Rua Engenheiro Souza Filho em frente ao nº 2637. A nova unidade contará com sete equipes de saúde da família e três equipes de saúde bucal, beneficiando 21 mil moradores da área. As obras ficarão a cargo da RioUrbe. O município já conta com 85 clínicas da família inauguradas.


A unidade fará parte da Área de Planejamento 4.0, que compreende os bairros Barra da Tijuca, Camorim, Cidade de Deus, Grumari, Itanhangá, Jacarepaguá, Joá, Recreio dos Bandeirantes, Vargem Grande e Vargem Pequena. A região conta com 15,38% de cobertura de saúde da família. A SMS tem 26 unidades na área, sendo três clínicas da família, 11 centros municipais de saúde, uma UPA, uma policlínica, três hospitais, três centros de atenção psicossocial, um coordenação de emergência regional, duas unidades psiquiátricas (instituto e hospital) e um hospital maternidade.


A cidade do Rio conta atualmente com 85 clínicas da família em todas as regiões, projeto inovador criado em 2009 que permitiu a expansão histórica da Estratégia de Saúde da Família (ESF) no município. Com a implantação das clínicas, o Rio saiu de 3,5% de cobertura de saúde e se tornou nos últimos anos a capital responsável por mais da metade de todas as equipes de ESF criadas no país. Hoje, mais de 50% dos cariocas têm cobertura de saúde integral e a Prefeitura pretende ampliar esse valor para 70% até o fim de 206.


Nas clínicas da família os pacientes têm acesso a atendimento clínico, tratamento para diabetes, hipertensão, pré-natal, exames laboratoriais, cuidados com a saúde da criança e vacinação, entre outros. Também podem retirar gratuitamente medicamentos e insumos de uma grade de 208 itens da Atenção Primária. As clínicas da família contam com consultórios, salas de ultrassonografia, raio-x, observação clínica, procedimentos, curativos, coleta, reunião, saúde bucal, auditório, farmácia, almoxarifado e academia carioca. As unidades funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e sábado, das 8h às 12h.
 




Serviços Serviços