Saúde promove ações para marcar o Dia Nacional de Combate ao Fumo

28/08/2015 09:22:00


Para marcar o Dia Nacional de Combate ao Fumo, comemorado no próximo sábado, 29 de agosto, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio dos programas de Controle de tabagismo e Academia Carioca, promove uma série de atividades por toda a cidade. As unidades de Atenção Primária realizam ações de promoção da saúde, incluindo palestras com informações e orientações em relação aos riscos do fumo à saúde, inscrições para tratamento e participação de ex-fumantes relatando sua conquista, além de exames de saúde bucal e exibição de vídeos.

 

CONFIRA AS AÇÕES PROGRAMADAS:

 

Sexta-feira, 28 de agosto:

 

CAP 2.2 – Grande Tijuca

- CMS Carlos Figueiredo Filho: avaliação com o monoxímetro; orientações sobre o uso do narguilé; captação de tabagistas; distribuição de folders e material educativo.

 

CAP 3.1 – Ilha e Leopoldina

- PAM Newton Alves Cardoso: ação educativa com profissionais do tabagismo.

- CMS José Breves dos Santos: ações e atividades físicas no território.

- CF Assis Valente: sala de espera na unidade.

 

CAP 3.3 – Madureira e adjacências

- PAM Cavalcanti: stand educativo com distribuição de panfletos; inscrição para tratamento para deixar de fumar (das 9h às 15h).

 

CAP 4.0 – Barra e Jacarepaguá 

- Praça Tim Maia, no Recreio: stand para orientações, avaliação com monoxímetro, distribuição de folders e atividades físicas com o Programa Academia Carioca.

- CMS Newton Bethlen (na Escola Municipal Morvan de Figueiredo): palestra, orientações e distribuição de folders.

 

CAP 5.1 – Bangu 

- CMS Alexander Fleming: atividade educativa, sala de espera, distribuição de kits de higiene bucal.

- Escola Municipal Tomé de Sousa/ Escola Municipal Abrão Jabour: atividade educativa com crianças e adolescentes sobre a iniciação ao tabagismo e os prejuízos causados pelo uso do narguilé.

- CMS Eithel Pinheiro: distribuição de material informativo; apresentação dinâmica do narguilé; palestra com a equipe de saúde bucal e distribuição de kits de higiene bucal; caminhada e apresentação de material educativo.

- CMS Henrique Monat: salas de espera com participação do Nasf e avaliação com monoxímetro; orientações do Programa Academia Carioca sobre os benefícios da atividade física no combate ao tabagismo; avaliação do usuário pela equipe de Saúde Bucal, e palestras de experiências de ex-fumantes.

- CMS Masao Goto; ação educativa e sala de espera sobre os benefícios da atividade física no combate ao tabagismo;

- CMS Waldyr Franco: grupo de recepção da prática integrativa complementar e de homeopatia, para informações e atividades inerentes ao combate ao fumo; palestra com a equipe de saúde bucal, seguida de avaliação do usuário com orientações e entrega de kits; tenda com atividade educativa.

- CMS Manoel Guilherme da Silveira Filho: ação da equipe de saúde bucal no grupo de tabagismo para rastreio do câncer de boca.

- Calçadão de Padre Miguel: tenda com atividade educativa e captação de fumantes; orientações sobre a iniciação ao fumo e o uso de narguilé; divulgação do tratamento para fumantes da unidade; participação do Programa Academia Carioca, estimulando a prática de exercícios físicos; exame bucal para detecção precoce de lesões.

- Escola Municipal Anna Amélia: orientações sobre a iniciação ao fumo e o uso de narguilé.

- CMS Silvio Barbosa: ação da equipe de saúde bucal; café da manhã e bate-papo com alunos do Programa Academia Carioca e usuários sobre o tabagismo; acolhimento e captação dos usuários com informações sobre os malefícios do tabaco; inscrições para o grupo de tabagismo.

- CF Kelly Cristina: tenda no Clube Grilo com distribuição de folders e orientações sobre o tabagismo.

- CF Mário Dias De Alencar: sala de espera e caminhada com os alunos do Programa Academia Carioca com distribuição de material educativo.

- CF Olimpia Esteves: atividade com o grupo de tabagismo; visitas domiciliares para captação de usuários; sala de espera com palestras educativas; captação de pessoas com lesões bucais e cavidade oral.

- Escola Municipal Rodon: palestra com os adolescentes sobre prevenção ao tabagismo.

- CF Rosino Baccarini: rastreio de lesões bucais dos usuários inscritos no grupo de tabagismo, com distribuição de kits de higiene bucal; avaliação com o monoxímetro; sala de espera com vídeo educativo sobre os males do uso do narguilé; distribuição de material educativo.

- CF Armando Palhares: distribuição de material educativo e apresentação do narguilé; busca ativa de lesões bucais, com distribuição de kits de higiene bucal; realização do circuito de atividade física para comparação da capacidade respiratória entre fumantes e não-fumantes; avaliação com o monoxímetro.

- Colégio Pedro II: atividades para sensibilização de adolescentes sobre o combate ao tabagismo.
- CF Faim Pedro: atividades para sensibilização de usuários sobre o grupo de combate ao tabagismo; sala de espera com rastreamento do câncer bucal e auriculoterapia.

- CF Maria José Barbosa: caminhada; roda de conversa sobre o uso do cigarro com inscrição para o grupo de tratamento; rastreamento do câncer bucal.

 

CAP 5.2 – Campo Grande 

- CMS Edgard Magalhães: sala de espera com orientações sobre o tabagismo.

 


Sábado, 29 de agosto:

 

CAP 1.0 – Centro

- CMS Oswaldo Cruz: caminhada na Praia Vermelha, com os participantes dos grupos do WhatsApp "Nova vida Sem Tabaco" e "Vida Sem Tabaco CMSOC.

 

CAP 2.2 – Grande Tijuca

- CF Recanto do Trovador: orientações sobre os males do tabagismo e divulgação do grupo da unidade; tenda com distribuição de panfletos informativos.

- CMS IGG Miguel Pedro: ação em condomínio de Vila Isabel com informações sobre os malefícios do tabagismo.

- CMS Maria Augusta Estrella: caminhada, tenda da saúde e sala de espera com informações e distribuição de folders.

 

CAP 3.3 – Madureira e adjacências

- CMS Portus Quitanda: panfletagem com orientações sobre tabagismo; exposição de cartazes na sala de espera; inscrição para tratamento para deixar de fumar (das 8h às 12h).

- Parque Madureira: orientações sobre o tabagismo e medição com aparelho de monóxido de carbono.

 

CAP 4.0 – Barra e Jacarepaguá 

- CMS Curicica: ação sobre o tabagismo na Quinta da Boa vista, com os adolescentes da unidade.

 

CAP 5.1 – Bangu 

- CMS Athayde da Fonseca: atividade externa na Quinta da Boa Vista com parceria da Associação de Moradores do Bangu 3.

 

 

Domingo, 30 de agosto:

 

CAP 3.3 – Madureira e adjacências

Parque Madureira: Parada LGBT, orientações sobre tabagismo e avaliação com o monoxímetro.

 

Segunda-feira, 31 de agosto

 

CAP 3.1 – Ilha e Leopoldina

- USF João Cândido: atividade física com o Programa Academia Carioca (8h).

 

CAP 3.3 – Madureira e adjacências

- CMS Nascimento Gurgel: palestra sobre as "Lendas e mitos do folclore brasileiro que questionam o hábito de fumar" e "Saúde Bucal e fumo". Depoimentos de ex-fumantes (9h).

 

Terça-feira, 1º de setembro:

 

CAP 3.3 – Madureira e adjacências

- CMS Carmela Dutra: divulgação e inscrição para tratamento na sala de espera; palestra sobre saúde bucal e tabagismo; avaliação com o monoxímetro; orientação nutricional na prevenção de obesidade (das 9h às 12h).

 


Quinta-feira, 3 de setembro:

 

CAP 3.3 – Madureira e adjacências

- Shopping Jardim Guadalupe: apresentação de trabalhos sobre o hábito de fumar para sensibilização da comunidade (das 10h às 15h).

 

Sexta-feira, 4 de setembro:

 

- CF Carlos Nery: sala de espera, palestra, panfletagem e cartazes sobre o tabagismo (das 8h às 12h).

 

Domingo, 6 de setembro:

 

- CF Augusto Boal: Parada LGBT com orientações sobre o tabagismo.
 


Imagens relacionadas:










Serviços Serviços