Prefeitura inicia obras de mais sete Clínicas da Família na cidade

26/08/2015 14:45:00


Mais 180 mil cariocas serão beneficiados com cobertura integral de saúde na cidade com a construção de sete novas clínicas da Família. As obras, iniciadas neste mês, são de unidades nas zonas Norte e Oeste, nos bairros de Cordovil, Realengo, Campo Grande (Jardim Letícia e Oiticica), Cosmos e Jacarepaguá (Anil, Curicica e Praça Seca). Ao todo, serão 58 novas equipes de Saúde da Família e 23 de Saúde Bucal. 

 

No primeiro semestre de 2016, os beneficiados passarão a contar com exames laboratoriais, eletrocardiograma, Raio-X, ultrassonografia, vacinação, teste do pezinho e curativos. Também poderão cuidar do controle do diabetes e da hipertensão e realizar acompanhamento de pré-natal e da saúde da criança, além depoderem retirar gratuitamente medicamentos e insumos de uma grade de 208 itens da Atenção Primária.

 

 

As clínicas da família fazem parte de um projeto pioneiro e inovador que permitiu a revolução histórica no setor de saúde da cidade. O Rio já conta com 77 clínicas da família. A meta da Prefeitura é inaugurar mais 63 até o fim de 2016, alcançando uma cobertura de 70% da população pela Estratégia de Saúde da Família. Atualmente, já são 48,1% de cobertura da população, o que representa mais de 3 milhões de pessoas beneficiadas. 

 

Localização, cobertura da região e população beneficiada

 

A nova clínica da família de Realengo ficará na Rua Duque de Palmela, junto à Praça Bom Conselho. A unidade terá oito equipes de saúde da família e três de saúde bucal, beneficiando 24 mil moradores. Esta será a 30ª unidade da rede da SMS na Área de Planejamento (AP) 5.1, que compreende os bairros de Bangu, Realengo e adjacências e já conta com 11 clínicas da família. A cobertura de saúde na localidade é hoje de 61,23%.

 

Em Campo Grande, a nova unidade atenderá às localidades de Jardim Letícia e Oiticica, beneficiando outros 24 mil moradores. A clínica ficará na Rua Manoel Julião de Medeiros, s/n, e também contará com oito equipes de saúde da família e três de saúde bucal. Atualmente Campo Grande (AP 5.2) já conta com 33 unidades de saúde municipais, sendo dez clínicas da família, e com 61,53% de cobertura de saúde. Já no bairro de Cosmos, também na AP 5.2, a clínica ficará na Rua Aragão de Melo, junto à Praça do Marujo, e contará com sete equipes de saúde da família e três de saúde bucal, para 21 mil pessoas.

 

No Anil, a clínica ficará na Avenida Canal do Anil, s/n, no antigo terreno da AmBev. Contará com sete equipes de saúde da família e três de saúde bucal, com cobertura de 21 mil moradores. A unidade de Curicica será erguida na Estrada dos Bandeirantes, ao lado do número 4.211, e terá capacidade de atendimento de 30 mil usuários, com dez equipes de saúde da família e quatro de saúde bucal. Já a clínica da Praça Seca foi lançada na Rua Cândido Benício, s/n, junto ao Ciep Carlos Drumond de Andrade. Suas oito equipes de saúde da família e as três de saúde bucal beneficiarão 24 mil pessoas. 

 

A SMS tem atualmente na Área de Planejamento 4.0 (região da Barra e Jacarepaguá) 26 unidades, sendo 11 centros municipais de saúde, três clínicas da família, uma policlínica, uma unidade de pronto atendimento, uma coordenação de emergência regional, três hospitais, uma maternidade, duas unidades psiquiátricas, três centros de atenção psicossocial. A cobertura de saúde da família da região é atualmente de 15.38%.

 

A unidade de Cordovil ficará na Rua Cordovil, 1.242, terá dez equipes de saúde da família e quatro de saúde bucal e beneficiará 30 mil moradores da região. A Área de Planejamento 3.1 (Ilha do Governador e Leopoldina), que inclui o bairro de Cordovil, conta atualmente com 41 unidades da SMS, sendo três hospitais, duas policlínicas, dez clínicas da família, 18 centros municipais de saúde, três centros de atenção psicossocial, duas unidades de pronto atendimento e uma coordenação de emergência regional. A cobertura de saúde da família na região é hoje de 57%. 


Imagens relacionadas:










Serviços Serviços