Saúde alerta para importância de eliminar focos do mosquito da dengue dentro de casa

29/04/2015 11:01:00


Embora o município do Rio de Janeiro venha registrando desde o ano passado alguns dos menores números de casos de dengue de sua história recente, o registro de epidemias em municípios e estados vizinhos, como São Paulo, mostram que os esforços para eliminar os focos do mosquito Aedes aegypti devem ser incessantes, para proteger a população da doença.


Dados dos Levantamentos de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa) revelam que os focos do mosquito causador da dengue ainda estão em sua maioria no ambiente doméstico ou em canteiros de obras. Pratinhos de vasos de plantas, pingadeiras, bebedouros, fontes ornamentais, floreiras, filtros, toldos em desníveis, tonéis e tambores para armazenamento de água, piscinas não tratadas e vasos sanitários em desuso são alguns dos objetos onde mais se encontram criadouros do vetor. Para afastar de vez o risco da doença, é primordial que esses depósitos, potenciais focos do mosquito, sejam eliminados.


As ações de combate aos criadouros do Aedes aegypti no município do Rio são realizadas o ano inteiro, mesmo nos meses de baixa incidência da dengue. Em 2014, a Prefeitura do Rio executou mais de 8,4 milhões de visitas de inspeção a imóveis, para busca de possíveis focos do mosquito, eliminando mais de 1 milhão de depósitos. Em 2015, somente no primeiro trimestre, os agentes de vigilância ambiental em saúde da SMS já fizeram 1.875.361 visitas de inspeção, eliminando 183.872 depósitos que pudessem servir como potenciais criadouros, e tratando outros 631.381 para evitar a proliferação do vetor.


As ações de combate aos criadouros do Aedes aegypti no município continuarão durante todo o ano, mesmo nos meses de baixa incidência da dengue. E a participação permanente dos moradores neste trabalho, mantendo-se atentos para eliminar os possíveis focos em suas casas, é fundamental. As visitas de inspeção dos agentes de vigilância ambiental em saúde são feitas rotineiramente ou em atenção a solicitações dos moradores. Pedidos de vistorias a imóveis podem ser feitas ao órgão pelo telefone da Central 1746.
 




Serviços Serviços