Vigilância Sanitária realiza Semana da Saúde do Trabalhador

27/04/2015 15:39:00


Começa nesta segunda a Semana do Trabalhador, promovida pela Subsecretaria de Vigilância, Fiscalização Sanitária e Controle de Zoonoses – Subvisa. Durante quatro dias serão realizadas palestras, debates e diversas ações com foco na saúde do trabalhador, destacando a prevenção de riscos de acidentes de trabalho.

 

A abertura do evento será no início da tarde, com seminário e painéis sobre a atual situação e o futuro da Saúde do Trabalhador no município do Rio de Janeiro, o trabalho e as relações de gênero, os movimentos sociais e as vítimas do amianto, bem como o movimento de vítimas ocupacionais e a organização do trabalho.

 

Ainda hoje, no primeiro dia, será lançado o selo "Empresa Saudável", que vai ser afixado em estabelecimentos que seguem à risca o que é determinado pela legislação, para evitar riscos à saúde do trabalhador.

 

Na terça-feira, dia 28, profissionais da Vigilância Sanitária do Rio vão lembrar o Dia Internacional em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho, através de uma ação educativa em lojas de materiais de construção da cidade, onde técnicos do órgão vão passar orientações aos comerciantes sobre as responsabilidades civis, criminais, trabalhistas e ambientais nesse setor.

 

Neste mesmo dia, técnicos da capital irão à cidade de Cabo Frio promover um seminário sobre saúde do trabalhador, em parceria com o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador – Cerest – da cidade.

 

No dia 29, quarta-feira, serão inaugurados dois programas de Saúde do Trabalhador nos bairros de Bangu e Botafogo, que terão o objetivo de prevenir e diminuir riscos e doenças relacionadas ao ambiente de trabalho nas regiões Sul e Oeste.

 

No encerramento, no dia 30, haverá uma mesa para debater o cenário nacional da Saúde do Trabalhador, com presença de especialistas do Brasil e internacionais nesta área. Também será assinado um convênio entre a Subvisa e a Escola Nacional de Saúde Pública – Ensp –, referente à capacitação de profissionais do órgão municipal.

 

A Saúde do Trabalhador no município do Rio é assegurada pela Vigilância Sanitária, que, por meio da constatação dos técnicos municipais em suas inspeções ou de denúncias feitas por entidades de classe e pelos próprios trabalhadores, previne riscos à saúde da população.

 

A prevenção de acidentes de trabalho também é feita por meio de capacitação e campanhas, a fim de educar o trabalhador para conhecer os riscos, aos quais está exposto, e os seus direitos, caso sofra algum acidente ou desenvolva doença relacionada com o trabalho.

 

Informações sobre os locais e horários do evento, e sobre a Vigilância Sanitária e a Saúde do Trabalhador, podem ser conferidas no site www. rio.rj.gov.br/web/vigilanciasanitaria.
 




Serviços Serviços