SMS celebra o Dia Mundial de Saúde com ações nas unidades

06/04/2015 13:47:00


Amanhã, dia 7 de abril, é celebrado o Dia Mundial de Saúde. Para comemorar a data, a Secretaria Municipal de Saúde irá promover uma série de atividades nas unidades de atenção primária de saúde do município, no qual os usuários poderão participar de atividades de promoção de saúde, como feiras, palestras e distribuição de preservativos e materiais informativos.


As unidades da CAP 2.1 irão realizar as seguintes atividades: café da manhã, sala de espera e roda de conversa sobre temas de promoção saúde, tendas com orientações e distribuição de kits, atividades físicas como alongamento, dança, caminhada e ginástica, brinquedoteca e ações preventivas.


Os usuários das unidades da CAP 3.2 poderão participar de feiras com oficinas com palestras informativas sobre promoção de saúde, além de distribuição de material educativo e preservativos. As unidades também contarão com ações do Programa Academia Carioca.


As unidades da CAP 4.0 promoverão também café da manhã, feira de saúde com palestras informativas sobre tabagismo, dengue e promoção de saúde, além da exposição das obras produzidas pelos grupos de artesanatos.


Já a CAP 5.2 contará uma tenda na Praça Major Vieira de Melo com exposição de banners informativos sobre promoção de saúde, além de ações do Programa Academia Carioca, como aula de ginástica, dança, alongamento e terapia.


As unidades da CAP 5.3 terão tenda com palestras informativas sobre promoção de saúde, distribuição de preservativo e realização de preventivo. As unidades também contarão ações do Programa Academia Carioca e apresentação de grupos de dança.


VEJA A PROGRAMAÇÃO DAS UNIDADES:


CAP 2.1 (Zona Sul) -


- CF Pavão Pavãozinho Cantagalo: Sessão de alongamento, café da manhã light e caminhada pela comunidade com conscientização da importância da atividade física. Dia 09/04 caminhada na orla da praia de Copacabana com vistas à divulgação do evento.


- CMS Dr Albert Sabin: Sala de espera com diversos temas e oferta de TR para HIV, sífilis e hepatite virais.


- CMS Vila Canoas: Roda de conversa com os usuários sobre a importância da atividade física, além de ginástica e alongamento.


- CMS Pindaro de Carvalho Rodrigues: Tenda com informações e orientações sobre promoção de saúde.


- CMS João de Barros Barretos: Roda de conversa com gestantes, tenda de promoção da saúde com orientações sobre o programa de tabagismo, saúde bucal e distribuição de kits odontológicos, shiatsu expess, reflexologia podal para profissionais de saúde e apresentação do Coral da unidade.


- CMS Manoel José Ferreira: Ações específicas voltadas para a coleta de preventivo, tuberculose, saúde bucal, hipertensão e DM.


- CMS Dom Helder Câmara: Tenda com diversos temas, evento multidisciplinar de promoção da saúde, além de alongamento e dança.


- CMS Chapéu Mangueira Babilônia: Sala de espera, sobre hábitos de vida saudável, prática da atividade física e controle do tabagismo, além de alongamento, atividade física, dinâmica sobre a importância da atividade física para prevenção de doenças e café da tarde com o grupo de tabagismo.


- CF Maria do Socorro Silva e Sousa: Atividades integradas entre as unidades da Rocinha, com caminhada e promoção de saúde sobre alimentação saudável.


- CF Santa Marta: Sala de espera sobre alimentação saudável, atividade física, hábitos saudáveis e melhoria da qualidade de vida. Dia 09/04 café da manhã, aferição de pressão arterial e medidas antropométricas.


- CMS Rodolpho Perissé: Sala de espera com temas relacionados à saúde e atividades de educação em saúde.


- CF Rinaldo Delamare: Tenda educativa com a distribuição de kits odontológicos e orientação sobre saúde bucal, divulgação de SF e NASF e brinquedoteca.


CAP 3.2 (Grande Méier) -


- Clínica da Família Anthídio Dias da Silveira, Anna Nery, Barbara Starfielde e Emygdio Alves da Costa Filho: distribuição de camisinhas, palestras informativas sobre Dengue, Saúde bucal e Sala de espera e ações do Programa Academia Cariocas.


- CMS Policlínica Rodolpho Rocco, Sergio Nicolau Amin, Renato Rocco: Tendas com ações informativas sobre promoção de saúde, distribuição de panfleto e preservativos e atividades educativas.


- A Clínica da Família Izabel dos Santos: aulão de alongamento com o Programa Academia Carioca, sala de espera com palestras informativas sobre dengue, tuberculose e saúde da mulher.


- CMS Professor Antenor Nascentes terá feira de saúde no território com verificação de P A.,oferta de testes rápido, pesagem da bolsa família, educação em saúde com temas sífilis, tuberculose, saúde da mulher, vacinação. Além da realização mutirão de preventivo.


- CMS Ariadne Lopes de Menezes: Caminhada da saúde, palestras informativas e oferta de testes rápidos.


- CMS Tia Alice: ações de promoção de saúde na Escola Municipal José Veríssimo e sala de espera.


- CMS Cesar Pernetta: Atualização da caderneta de vacina, coleta de preventivo, palestras informativas, distribuição de preservativos e ação de saúde bucal com escovação e distribuição de Kit odontológico.


- Clínica da Família Bibi Vogel: Vacinação, palestras informativas, atividades recreativas e ações do Programa Academia Carioca.


- CMS Carlos Gentile de Melo: ações de promoção de saúde com palestras informativas sobre hipertensão arterial, Diabetes e Tuberculose, saúde da Mulher.


- CMS Milton Fontes Magarão: Ações, em parceria com o SESC, de promoção de saúde com palestras informativas sobre promoção de saúde.


CAP 4.0 (Barra e Jacarepaguá) –


- Clínicas da Família Jorge Saldanha Bandeira de Melo e a Padre José de Azevedo Tiúba: Palestras sobre alimentação saudável, prevenção de dengue e outros temas, no auditório da Vila Olímpica Manoel Gomes Tubino (Rua Cândido Benício, 2793 – Jacarepaguá).


- Centro Municipal de Saúde Santa Maria: Feira de saúde sobre tabagismo, doenças de inverno, dengue e uma exposição de trabalhos realizados pelo grupo de artesanato.


- Centro Municipal de Saúde Harvey Ribeiro de Souza Filho: Café da manhã na unidade, com objetivo de ressaltar a importância de uma alimentação saudável e equilibrada.


- Clínica de Família Maury Alves de Pinho: Palestras sobre temas de saúde em geral.


 CAP 5.2 (Região de Campo Grande e Adjacências)


- CMS Professor Edgar Magalhães Gomes: Aulas de ginástica, terapia, além de sala de espera com informações e orientações de promoção de saúde.


- CMS DR. Mario Vítor de Assis Pacheco: Palestras e exposições de materiais informativos de promoção de saúde.


 - CMS Villa São Jorge: Caminhada da Saúde com o Grupo de Idosos, roda de conversa com informações e orientações sobre promoção de saúde além de aula de dança para os usuários.


- CMS Belizário Penna: Ações educativas na unidade, com salas de espera com abordagens nos seguintes temas: DSts, auto-exame das mamas e exame colpocitológico. A unidade também promoverá, em parceria com o Programa Academia Carioca, aula especial e apresentação do coral do Programa Academia Carioca.


- CMS Vila do Céu e Raul Barroso: Ações do Programa Academia Carioca a partir das 09h da manhã.


- CMS Dr. Alvimar de Carvalho: Aulas de ginástica e alongamento e palestras sobre alimentação saudável e Tabagismo.


- CMS Jardim Anápolis e o CMS Woodrow Pimentel Pantoja: Caminhada e palestra sobre promoção de saúde, aulas de yoga e alongamento, além de atividades integrativas com sessões de auriculoterapia.


- CMS Professor Edgar Magalhães Gomes: aula de ginástica laboral e terapia com os alunos do Programa Academia carioca, além de sala de espera abordando os programas de saúde.


- Policlínica Carlos Alberto Nascimento contará uma tenda na Praça Major Vieira de Melo com exposição de banners informativos sobre promoção de saúde.


- Clínica da Família Antônio Gonçalves Villa Sobrinho, Dr. Han Jurgen Fernando Dohmann, Agenor de Miranda Araújo: atividades de promoção de saúde, com informações e orientações sobre alimentação, exercícios físicos, DST, diabetes, hipertensão e doenças crônicas.


- Clínica da Família Dr. José de Pula Lopes Pontes: café da manhã e palestras sobre promoção de saúde.


CAP 5.3 (Santa Cruz) -


 - Clínicas da Família Edson Abdalla Saad, Helande de Mello Gonçalves: Sala de espera com orientações e informações sobre Saúde da Mulher, Tuberculose, Hanseníase e dengue, além da distribuição de preservativo e realização de preventivo.


- Clínica da Família Ernani de Paiva Ferreira Braga: Tenda de promoção de saúde com aulas de alongamento e caminhada pelo circuito no Campo João XXIII.


- Clínica da Família Ilzo Motta de Mello: Feira de saúde com ações de informação e orientação sobre Saúde da Mulher, HAVDb – pé diabético, tuberculose, teste rápido e aleitamento materno.


- Clínica da Família José Antônio Ciraudo: Tenda com ações de promoção de saúde, além de atividades físicas com o Programa Academia Carioca.


- Clínica da Família Lenice Maria Monteiro Coelho: Coleta de exames preventivos, atividade física com orientações sobre pé diabético, além palestras com a equipe de saúde bucal com entrega de kits.


- Clínica da Família Lourenço de Mello, Samuel Penha Valle, Sérgio Arouca Valéria Gomes Esteves: atividades de educação para promoção de saúde, com destaque para as ações do Programa Academia Carioca, Sala de Espera e distribuição de preservativos e materiais informativos.


- Clínica da Família Waldemar Berardinelli: Tenda da Saúde com o tema Sífilis, Hansen e Tuberculose, apresentação de dança de salão com alunos do Programa Academia Carioca e do musical Musicarte e atividade para gestantes.
 




Serviços Serviços