Prefeitura forma 75 novos Agentes Comunitários de Saúde e Defesa Civil

24/03/2015 09:26:00


A Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos, por meio da Defesa Civil, realiza nesta terça-feira, dia 24, cerimônia de formatura de 75 Agentes Comunitários, que atuarão nos Núcleos de Defesa Civil (Nudec) da Rocinha, Vidigal, Cantagalo, Pavão-Pavãozinho, Santa Marta, Chapéu Mangueira, entre outras comunidades, da Zona Sul da cidade.


Os novos agentes já fazem parte do Programa Saúde na Família da Secretaria Municipal de Saúde e foram capacitados por técnicos da Defesa Civil para atuarem como multiplicadores e ajudarem aos moradores de suas localidades a agirem de forma preventiva em situações de riscos. O objetivo é minimizar a possibilidade de desastres naturais e aumentar a resiliência nas comunidades onde vivem.


Durante o curso, os agentes receberam material educativo e aprenderam sobre noções de Defesa Civil, vulnerabilidade de sua comunidade, percepção de risco, prevenção de acidentes e desastres, funcionamento do Sistema de Alerta e Alarme para chuvas fortes, primeiros socorros, entre outros temas.


Os formandos receberão certificado de conclusão do curso e kits de trabalho com colete de identificação, lanternas, capas de chuva, apitos para alertarem os moradores. Desde a implantação do curso, em 2010, 978 núcleos comunitários de Defesa Civil foram formados e cerca de 6 mil agentes já foram treinados.


A cerimônia acontecerá, às 14h, no auditório Instituto Philippe Pinel que fica na Rua Venceslau Brás n° 65, em Botafogo.
 




Serviços Serviços