Saúde promove ações para marcar o Dia Mundial de Luta Contra a Tuberculose

23/03/2015 17:46:00


Nesta terça-feira, 24 de março, é o Dia Mundial de Luta contra a Tuberculose, uma oportunidade de consolidar e promover informações que ajudem no combate à doença. Para marcar a data, uma série de eventos vai mobilizar profissionais de saúde e usuários da rede municipal de Atenção Primária, reafirmando a importância do tratamento e do apoio familiar ao portador da doença.

 

VEJA AS AÇÕES PROGRAMADAS PELAS UNIDADES:

 

CAP 1.0 – Centro

 

 

- CMS Marcolino Candau: roda de conversa sobre a tuberculose; realização de exame de escarro (caso necessário); marcação de consulta na hora (se estiver no perfil); distribuição de panfletos.

 

- Centro de Saúde e Ensino São Francisco de Assis: roda de conversa sobre tuberculose e café da manhã.

- UIS Manoel Arthur Villaboim: sala de espera com roda de conversa sobre tuberculose; orientações e busca de sintomáticos.

- CF Nélio de Oliveira: estande com cartazes e folhetos informativos; captação de sintomáticos respiratórios; orientações sobre a identificação dos sintomáticos respiratórios.

 

 

CAP 2.1 – Zona Sul e Adjacências 

 

 

- CMS Dom Hélder Câmara: campanha de conscientização sobre a tuberculose; coleta de escarro; sala de espera e palestras.

- CMS Albert Sabin: reunião com profissionais da saúde para discussão e avaliação dos acompanhamentos dos casos; sala de espera; roda de conversa sobre a tuberculose

- CMS Chapéu Mangueira: orientações sobre os sintomas da doença, transmissão e tratamento com os alunos da Academia Carioca; visitas domiciliares; sala de espera.

- CMS João Barros Barreto: tenda com ações educativas; busca ativa de sintomático respiratório com coleta de escarro; café da manhã; prospecção com distribuição de material apropriado sobre tema tuberculose.

- CMS Rodolpho Perissé: sala de espera; tenda com ações educativas.

- CMS Pavão Pavãozinho Cantagalo: oficina para prevenção e tratamento da doença; exposição em tenda; passeata na comunidade com ações de conscientização.

- CMS Píndaro de Carvalho Rodrigues: ação educativa com distribuição de panfletos e captação de sintomáticos; sala de espera na unidade.

- CMS Vila Canoas: tenda da saúde com distribuição de panfletos e captação de sintomáticos

- CF Santa Marta: sala de espera; roda de conversa sobre a tuberculose e sobre a saúde da mulher; captação de sintomáticos respiratórios (durante toda a semana)

- CF Maria do Socorro Silva Santos: atividades de promoção e buscas ativas de sintomáticos respiratórios; salas de espera.

- CMS Manoel José Ferreira: busca ativa de sintomáticos respiratórios.

- CF Rinaldo Delamare: panfletagem e dinâmicas com o apoio da RAP Saúde

 

 

CAP 3.1 – Região da Leopoldina

 

 

- CMS Nova Holanda: (25/03 e 27/03) Orientação, nas ruas da comunidade, quanto à prevenção da tuberculose; 

- CF Victor Valla: às 10h, sala de espera e apresentação do esquete sobre tuberculose; (25/03, às 9h) apresentação da peça com roda de conversa na Tenda do Museu da Vida para as crianças da escola; (26/03, às 14h) roda de conversa com apresentação de esquetes para profissionais e lideranças na tenda do Museu da Vida.

- CMS Necker Pinto: sala de espera com divulgação de vídeo educativo; distribuição de material educativo.

- CF Augusto Boal: durante toda a semana ocorrerão as seguintes atividades; sala de espera; visita domiciliar na busca ativa de sintomáticos respiratórios, orientações e sensibilizações, adequação do domicílio para prevenção da transmissão; rodas de conversa.

- CF Samora Machel: durante todo o dia, sala de espera com distribuição de material educativo; às 14h, grupo abordando o tema da tuberculose; contribuição de profissionais com a atividade nos grupos, palestras, atendimentos individuais e visitas domiciliares;

- CMS Américo Veloso: sala de espera com profissionais da unidade (atividade educativa no CMS, vídeos, amostra de imagens e lâminas de BAAR); ação educativa no Piscinão: "Tuberculose não é coisa do passado – informe-se" com profissionais da unidade; acolhimento ao sintomático respiratório (com acadêmicos de Enfermagem da Universidade Estácio de Sá); busca ativa na visita domiciliar (profissionais e acadêmicos); (dia 25/03) sala de espera com profissionais da unidade (atividade educativa no CMS, vídeos, amostra de imagens e lâminas de BAAR);

- CMS Gustavo Capanema: atividade em Campo: Busca Ativa de Sintomático respiratório focada nos territórios de maior incidência; tenda na unidade com Informações e Orientações sobre: Tuberculose x Drogas, Tuberculose x HIV, Tuberculose x Meio Ambiente, Tuberculose x Cuidados Pessoais, Tuberculose x Estigma.

- CMS Iraci Lopes: (24/03) agentes comunitários estarão durante todo o dia na comunidade realizando a panfletagem sobre o tema, orientando os pacientes quanto à doença e realizando a busca ativa dos sintomáticos respiratórios.

- CF Joãosinho Trinta: tenda em Ação Social promovida por parceiros da comunidade (Igreja), com troca de saberes sobre a tuberculose. Distribuição de folders, busca ativa de sintomáticos e realização de coleta de escarro dos mesmos;

- CMS Helio Smith: sala de espera abordando questões relativas à temática
Responsável: Gerente Viviane

- CF Assis Valente: divulgação na comunidade através de distribuição de panfletos; durante a manhã, busca de sintomáticos respiratórios no Abrigo Stella Maris e orientações a usuários e educadores.

- CMS Parque União: a partir das 8h, panfletagem pela comunidade e busca ativa de sintomáticos respiratórios durante a semana, (24/03) camelô Educativo e coleta de baciloscopia se necessário (parceria com a associação de moradores).

-CMS Parque Royal: ações educativas, sobre o que é a tuberculose; sintomas da doença com panfletos educativos; exame de escarro, que será oferecido na hora; explicações sobre o causador da doença "Bacilo de Koch" e Baciloscopia; (25/03) a roda de conversa será na unidade CMS Parque Royal.

- CF Maria Sebastiana de Oliveira: ações no território e na unidade com orientações e coleta de escarro. Foco nas áreas com maior vulnerabilidade; o tema será tratado em todos os grupos durante a semana. Contaremos com a participação de lideranças inclusive a associação de mulheres da praia da Rosa.

 

 

CAP 3.2 – Grande Méier

 

 

- CMS Tia Alice : caminhada, às 8h30, em parceria com a Academia Carioca, a Vila Olímpica da Mangueira e a CF Carioca, com distribuição de folders e informativos; apresentação musical.

- CMS Rodolpho Rocco: caminhada, às 9h, na luta contra a tuberculose.

- CSF Barbara Starfield: sala de espera no acolhimento; caminhada, às 9h, na luta contra a tuberculose; grupo no auditório da unidade para pacientes em tratamento.

- CSF Izabel dos Santos: salas de espera; busca ativa dos sintomáticos respiratórios; educação em Saúde juntamente com o grupo da Academia Carioca.

- CSF Professor Anthenor Nascentes: panfletagem; busca ativa dos sintomáticos respiratórios; (dia 25/03, às 9h) feira de saúde abordando os sinais e sintomas da tuberculose.

- CMS Renato Rocco: caminhada, às 9h, contra a tuberculose; distribuição de folders informativos; busca ativa dos sintomáticos respiratórios; sala de espera

- CSF Sérgio Nicolau Armin: caminhada, às 9h, com entrega de folders; sala de espera com orientações sobre a tuberculose.

- CSF Carioca: caminhada, às 8h30, em parceria com o programa Academia Carioca, a Vila Olímpica da Mangueira e a CF Tia Alice, com distribuição de folders e informativos.

- CMS Milton Fontes Magarão: busca ativa com Agentes Comunitários com distribuição de folder sobre tuberculose; sala de espera; palestra de orientação sobre tuberculose na Escola ACRE.

- CMS César Pernetta; salas de espera; educação em Saúde, às 8h, com usuários da Academia Carioca, no Jardim do Méier.

- CSF Herbert José de Souza: salas de espera e grupos educacionais na Unidade.

- CMS Ariadne Lopes de Menezes: ações educativas como sala de espera e vídeo sobre tuberculose; tenda com distribuição de material educativo

- CMS Eduardo Araújo Vilhena Leite: salas de espera com distribuição de materiais informativos sobre o tema; abordagem do tema Tuberculose no Grupo de Tabagismo

- CFS Anthidio Dias da Silveira: sala de espera; mensagens breves durante aula das atividades físicas.

- CSF Anna Nery: caminhada, às 8h, com distribuição de material educativo; captação de sintomáticos respiratórios.

- CSF Bibi Vogel: palestra, às 9h, no auditório da unidade; divulgação e entrega de panfletos

- CSF Cabo Edney Canazaro de Oliveira: roda de conversa com a Academia Carioca; grupo educativo na Escola Municipal Sarmiento abordando o assunto; sala de espera; caminhada, às 10h20 na comunidade (se houver possibilidade)

- CMS Carlos Gentille de Melo: mobilização, às 8h30, na E. M. Lins de Vasconcelos, nos dois turnos; estande com orientações sobre a doença

- CSF Emygdio Alves Costa Filho: sala de espera; realização do exame de baciloscopia; exibição de vídeos educativos; distribuição de folders; busca ativa de usuários sintomáticos respiratórios.

 

 

CAP 3.3 – Região de Madureira e Adjacências

 

 

 

- CMS Alice Toledo Tibiriçá: sala de espera, intensificação da busca de sintomáticos respiratórios, grupos de discussão; (26/03, 9h às 17h) – Fórum de tuberculose: Acesso, tratamento, vigilância e cura

 

 

CAP 5.2 – Região de Campo Grande e Adjacências

 

 

- CMS Belizário Pena: ação educativa na unidade de saúde e no território, com captação e busca ativa de sintomáticos respiratórios.

- CMS Alvimar de Carvalho: às 8h30, palestra sobre o tema na Escola Arte Vida (Equipe Capoeira); roda de conversa no "Bar da Mantena". (Equipe Capoeira); salas de espera com apresentação de álbum seriado; captação de sintomáticos respiratórios no Acolhimento através de queixa induzida; busca ativa de sintomáticos respiratórios nas microáreas; roda de conversa sobre Tuberculose na reunião de equipe.

- CMS Vila São Jorge: estande e tenda em frente à unidade; sala de espera em parceria com os promotores da saúde.

- CF David Capistrano Filho: sala de espera em parceria com os promotores da saúde; busca ativa com ACS no território.

- CMS Raul Barroso: às 8h, atividades nas escolas municipais e, às 10h, e na Academia Carioca

- CMS Edgard Magalhães Gomes: sala de espera na unidade; ações para captação de sintomáticos respiratórios.

- CMS Vila do Céu: sala de espera na unidade

- CF Alkindar Soares Pereira Filho: às 9h, caminhada na luta contra a tuberculose; às 9h, apitaço com distribuição de folhetos e conscientização da população sobre a doença.

- CMS Manoel de Abreu: às 16h, palestra na Creche Flora Santina com responsáveis e profissionais; busca ativa no posto de gasolina da estrada da Posse; busca ativa na Praça São Victor; busca ativa na Praça Vila Maria; sala de espera na unidade.

- CF Hans Jürgen Fernando: captação de sintomáticos respiratórios com criação de vídeo educativo

- CMS Mourão Filho: captação de sintomático respiratório; sala de espera e tendas promocionais nas microáreas

- CMS Woodrow Pimentel Pantoja: atividade educativa no acolhimento sobre o tema com apresentação de vídeo; busca ativa de sintomáticos respiratórios nas microáreas com atenção às famílias de risco

- CF Dalmir de Abreu Salgado: captação de sintomático respiratório; vídeos no acolhimento.

- CF José de Paula Lopes Pontes: sala de espera na unidade

- CMS Maia Bitencourt: ação na comunidade, sala de espera; apresentação de vídeo

- CF Rogério Rocco: porta de entrada com abordagem sobre a tuberculose; ações na comunidade

- CMS Mario Rodrigues Cid: captação de sintomático respiratório em sala de espera; visita domiciliar; acolhimento.

- Policlínica Carlos Alberto Nascimento: sala de espera na unidade

- CMS Carlos Alberto Nascimento: sala de espera na unidade

- CMS Garfield Almeida: sala de espera na unidade

- CMS Aguiar Torres: sala de espera na unidade

- CMS Adão Pereira Nunes: sala de espera na unidade; caminhada, às 9h, na comunidade

- CMS Mario Vitor: sala de espera com ações de conscientização sobre a doença infecciosa; apresentação de vídeo sobre prevenção tratamento e cuidados; captação de sintomáticos respiratórios.

- CMS Jardim Anápolis: caminhada às 7h e orientação para o grupo, às 8h; mural com fotos e folders – exposição durante a semana; sala de espera; queixa induzida no acolhimento e nas consultas.

- CMS Pedro Nava: sala de espera; captação de sintomáticos respiratórios; vídeos.

- CMS Oswaldo Vilella: sala de espera; vídeos; ações na comunidade; orientações na Academia Carioca.

- CF Sonia Maria Ferrreira Machado: sala de espera.

- CF Antonio Gonçalves Villa Sobrinho: captação de sintomáticos respiratórios.

- CF Agenor de Miranda Araujo Neto: sala de espera
 




Serviços Serviços