Conheça a Campanha

 

1. O que é o Dia do Orgulho SUS?

 

Dia de Orgulho SUS é um movimento que convoca as pessoas que trabalham e/ou são usuárias do Sistema Único de Saúde para melhorar o SUS e compartilhar o que têm feito para inspirar os outros. Este movimento faz parte de uma ação global em prol de sistemas de saúde melhores. Muitos países aderiram ao movimento iniciado na Inglaterra e posteriormente na Irlanda, Escócia, Países Baixos, Dinamarca, Suécia, Finlândia, Índia, Jordânia, Arábia Saudita, Nova Zelândia, Austrália e agora, Brasil.

 

O Dia do Orgulho SUS é a nossa oportunidade de nos reunirmos e aproveitar coletivamente nossas ideias. Juntas, cada uma de nossas pequenas ações vai fazer uma grande diferença na melhoria do cuidado e bem-estar das pessoas que usam o SUS. Então, qual é o seu compromisso?

 

 

2. Qualquer pessoa pode se envolver?

 

Sim, qualquer um pode se envolver: profissionais que atuam no SUS, usuários, organizações sem fins lucrativos, imprensa etc.

 

 

3. Como faço para participar?

 

É simples. Pense no que você quer fazer e faça!

 

 

4. Como posso envolver minha equipe?

 

Espalhe a campanha. Diga a todos sobre o Dia do Orgulho SUS, e incentive o envolvimento de todos. Há muitas dicas de como ajudar a melhorar o SUS e compartilhar as mensagens em suas unidades de saúde. 

 

 

5. Como faço para registrar minha ação?

 

Para que possamos compartilhar o seu compromisso, acesse a nossa página no Instagram e mostre o que você vai fazer para melhorar o SUS. Acesse o link instagram.com/orgulhosus.

 

 

6. O que posso fazer?

 

Você escolhe o seu compromisso. Pode ser qualquer coisa que você quiser, desde que o objetivo seja melhorar o atendimento, a integração, perspectivas ou experiências para os pacientes ou funcionários. Veja como participar nas páginas do Facebook, Twitter e Instagram

 

 

7. Que diferença vai fazer minha ação?

 

Sua ação é a sua chance de fazer uma melhoria positiva para o SUS. Cada compromisso, grande ou pequeno, vai fazer a diferença, além de ajudar a inspirar outras pessoas a se envolverem. Em conjunto, as ações ajudam a construir um SUS melhor. 

 

 

8. O que acontece no dia 21 de março? 

 

É o Dia do Orgulho SUS. Todas as unidades de saúde de Atenção Primária vão realizar ações para comemorar a data e incentivar profissionais de saúde, agentes comunitários e usuários a se engajarem no movimento.

 

 

9. Eu tenho que fazer meu compromisso no Dia do Orgulho SUS?

 

Seu compromisso pode ser realizado antes, durante ou depois do dia. Nós queremos ter certeza de que quem está planejando grandes ações tem tempo para ganhar apoio e colocá-los no lugar.

 

 

10. De quem é o Dia do Orgulho SUS?

 

Inspirado no movimento global e voluntário do #changeday, o Dia do Orgulho SUS é de todos os que desejam fazer uma mudança para melhorar o SUS. A iniciativa foi do Conselho Municipal de Saúde. 

 

 

11. Qual o motivo da escolha do dia 21 de março?

Dia 21 de março foi escolhido para comemorar o Dia do Orgulho SUS por ter sido o dia do encerramento da 8ª Conferência Nacional de Saúde (21/03/1986), cujo relatório é o principal marco na construção do sistema de saúde brasileiro, o SUS. Clique aqui e saiba mais.

 

 

12. Onde e quando foi o inicio do movimento global?

 

Em 2012, o sistema de saúde da Inglaterra (NHS) sediou seu primeiro Dia de Mudança. Esta inovação baseada em mídia social foi um enorme sucesso, com centenas de funcionários do sistema Inglês, pacientes e voluntários apresentando 'promessas' para melhorar a assistência ao paciente dentro do serviço de saúde.

 

 

13. O que é um compromisso?

 

Se você é um membro da equipe em SUS e há algo que você sempre quis fazer, um processo que você queria mudar ou um projeto de melhoria de qualidade que você sempre quis realizar, mas não sabia como começar, o Dia do Orgulho SUS te dá a oportunidade de dar início. Você pode fazer compromissos individuais ou em grupo, comprometendo-se com outras pessoas em sua equipe multidisciplinar.

 

Se você não trabalha no SUS, mesmo assim pode se comprometer: a doar sangue, visitar um vizinho idoso uma vez por mês, zelar pelo cuidado com as crianças, por exemplo.

 

Todos somos usuários do SUS de alguma forma. Não seria ótimo se todos estivessem unidos para melhorar o sistema antes de precisar dele? Ajude a construir um SUS melhor.

 

 

14. Como posso me comprometer?

 

Simples! Tudo que você precisa fazer é entrar na rede social Instagram e 'fazer um compromisso' com a hashtag #orgulhosus. 

 

 

15. O que acontece depois que eu assumir meu compromisso?

 

Isso é inteiramente com você! Você fez o seu compromisso público e, para cumprir, basta você querer! Você pode nos enviar fotos exercendo o seu compromisso por meio do Twitter, Instagram ou Facebook com a hashtag #orgulhosus e #changeday.

 

 

16. O que está acontecendo no dia?

 

Uma série de atividades estarão acontecendo no dia. Você pode saber mais pelo Instagram @orgulhosus, pela página da Secretaria Municipal de Saúde no Facebook, ou pelo Twitter @Saude_Rio

 

 

17. Como posso me inspirar para este dia e conhecer as movimentos dos demais países?

 

Basta acessar os links abaixo. Dica: caso tenha dificuldade com o idioma, use a ferramenta de tradução do Google.

 

Movimento Global

 

Inglaterra

 

Austrália

 

Holanda

 

Canadá

 

Irlanda do Norte



Serviços Serviços