Bebê símbolo dos 450 anos do Rio recebe visita do prefeito

02/03/2015 17:03:00


 

 

Exatamente à zero hora do último domingo, dia 1º de março, a festa dos 450 anos do Rio de Janeiro ganhou um participante mais do que especial. Arthur chegou ao mundo na Maternidade Leila Diniz, na Barra da Tijuca, com 3,035kg e 52cm, e já virou celebridade. Símbolo dos 450 anos do Rio, ele recebeu, hoje, a visita do prefeito Eduardo Paes, e ganhou a placa comemorativa especial do aniversário da cidade.

 

"Desejo que o Rio tenha mais paz, a cidade está avançando, mas pode melhorar. Desejo que as crianças tenham um futuro melhor. E é isso o que estamos construindo para essa cidade", afirmou o prefeito na manhã de hoje.
 

A mãe, Kelviane Quadro do Nascimento, fez o pré-natal completinho pelo Cegonha Carioca, programa pioneiro da Prefeitura do Rio que desde 2011 já atendeu 145 mil mulheres. Moradora da Gardênia Azul, Kelviane, de 21 anos, é paciente do Centro Municipal de Saúde Canal do Anil, onde fez com os profissionais da sua equipe de saúde da família todo o acompanhamento da gestação, garantindo assim saúde e segurança para ela mesma e para seu primeiro filho. Pouco antes das 19h do sábado, ela foi para a maternidade, mas Arthur queria mesmo era esperar o domingo para nascer – de parto normal – e compartilhar a data de aniversário com a Cidade Maravilhosa.

 

Kelviane e o marido, Antônio Aurélio Lima da Silva, de 26 anos, são naturais do Ceará, mas há muitos anos escolheram o Rio de Janeiro para viver e formar sua família. Sushiman, Aurélio estava trabalhando quando a mulher foi para a maternidade. Coube então a vovó Cleonice Quadro do Nascimento, de 40 anos, acompanhar todo o trabalho de parto de sua filha mais velha e testemunhar o nascimento do primeiro netinho.

 

"Pra mim o Rio de janeiro é tudo, nascer nesta data foi uma surpresa. Ficamos muito feliz por ele nascer no dia do aniversário da cidade. Agora vamos trabalhar para educá-lo", disse o pai. "Eu desejo mais paz, menos violência, só coisas boas pra ele", acrescentou a mãe.

 

O número de mulheres atendidas pelo Programa Cegonha Carioca desde seu lançamento reflete o cuidado da Secretaria Municipal de Saúde com as gestantes e seus bebês. O objetivo do programa, que preconiza a humanização do atendimento, é incentivar o pré-natal e reduzir a mortalidade materno-infantil. De 2011 a 2014, 350 mil carioquinhas nasceram em toda a cidade – 60% em hospitais e maternidades do SUS – e são eles que vão construir a história do Rio de Janeiro nas próximas décadas.

 

Por meio do Cegonha Carioca, as futuras mamães podem visitar com antecedência as maternidades de referência onde terão seus filhos e recebem um kit com roupas para os recém-nascidos. As gestantes também contam com uma ambulância exclusiva para levá-las até a maternidade na hora do parto. O transporte é acionado por meio de uma central telefônica, que funciona 24 horas por dia, inclusive nos fins de semana e feriados, e conta com uma equipe de enfermeiros-obstetras para orientar as pacientes. Ao todo são 13 ambulâncias cegonha que já transportaram cerca de 35 mil parturientes.

 

Nas maternidades, as gestantes contam com espaços para relaxamento durante o pré-parto e podem permanecer com um acompanhante de sua escolha para o momento mais importante: a hora do parto. Após o nascimento, as fotos dos recém-nascidos nas maternidades municipais podem ser acessadas no site da Prefeitura. Informações como peso, altura, data e horário do nascimento também estão disponíveis pelo site http://www.rio.rj.gov.br/web/sms/bebecarioca. 


Imagens relacionadas:










Serviços Serviços