Programa Cegonha Carioca: mais de 140 mil gestantes beneficiadas

02/01/2015 11:54:00


Cerca de 140 mil mulheres foram beneficiadas pelo Programa Cegonha Carioca no Rio de Janeiro desde 2011, quando a Secretaria Municipal de Saúde lançou o projeto pioneiro no País. O número reflete o cuidado da Prefeitura do Rio com as gestantes e seus bebês. O objetivo do programa, que preconiza a humanização do atendimento, é incentivar o pré-natal e reduzir a mortalidade materno-infantil.

 

Por meio do Cegonha Carioca, as futuras mamães podem visitar com antecedência as maternidades de referência onde teriam seus filhos e receberam um kit com roupas para os recém-nascidos. As gestantes também contam com uma ambulância exclusiva para levá-las até a maternidade na hora do parto. O transporte é acionado por meio de uma central telefônica, que funciona 24 horas por dia, inclusive nos fins de semana e feriados, e conta com uma equipe de enfermeiros-obstetras para orientar as pacientes. Ao todo são 12 ambulâncias cegonha que já transportaram cerca de 33 mil parturientes.



Nas maternidades, as gestantes contam com espaços para relaxamento durante o pré-parto e podem permanecer com um acompanhante de sua escolha para o momento mais importante: a hora do parto. Após o nascimento, as fotos dos recém-nascidos nas maternidades municipais podem ser acessadas no site da Prefeitura. Informações como peso, altura, data e horário do nascimento também estão disponíveis pelo site http://www.rio.rj.gov.br/web/sms/bebecarioca
 


Imagens relacionadas:










Serviços Serviços