Veja aqui os locais para vacinação de cães e gatos contra a raiva, que termina amanhã

12/12/2014 11:37:00


A partir das 8h deste sábado será realizada a segunda e última etapa da vacinação de cães e gatos contra a raiva. As doses serão aplicadas em 119 pontos de vacinação espalhados por toda a cidade.


Esses pontos serão instalados na porta de policlínicas, clínicas da família e centros municipais de saúde, além das unidades de medicina veterinária e zoonoses. Todos os locais vão vacinar até as 17h, gratuitamente.


A Vigilância Sanitária alerta para a necessidade do comprometimento dos donos de animais em levá-los para vacinar, já que a adesão foi baixa no primeiro dia de campanha e a raiva é um risco à população carioca, por causa do alto número de morcegos, cães e gatos na cidade, que são os principais transmissores do vírus. Essa doença é incurável e letal em quase 100% dos casos.


A estimativa deste ano é vacinar mais de 450 mil animais, mais do que em 2013, quando foram vacinados em torno de 431 mil. No entanto, apenas um pouco mais de 10% foram vacinados na primeira etapa. A doença está controlada há mais de 25 anos na cidade, mas o risco sempre existe, principalmente quando os animais não recebem a vacina.


A campanha termina neste sábado, mas a vacinação continua na Unidade Municipal de Diagnóstico, Vigilância, Fiscalização Sanitária e Medicina Veterinária Jorge Vaitsman, que fica na Av.Bartolomeu Gusmão, 1120, em São Cristóvão, e no Centro de Vigilância e Fiscalização Sanitária em Zoonoses Paulo Dacorso Filho, localizado no Largo do Bodegão, 150, em Santa Cruz.


Na hora da vacinação, os cães devem estar com coleira e guia e os gatos, em sacolas de pano ou em gaiolas apropriadas. Animais com temperamento agressivo devem estar com focinheira. Sintomas como dores no local vacinado, febre e comportamento mais quieto do animal podem ocorrer por até 36h após a aplicação. As vacinas são repassadas pelo Ministério da Saúde, responsável pela aquisição.


Os endereços das unidades de saúde que vão receber postos de vacinação podem ser consultados nesse link e e na central de atendimento 1746.
 


Imagens relacionadas:










Serviços Serviços