Vigilância Sanitária inova em capacitação de profissionais de beleza

15/10/2014 10:07:00


No próximo dia 20, a Vigilância Sanitária vai realizar um feito inédito na capacitação de donos de estabelecimentos, funcionários e profissionais liberais que trabalham nas áreas fiscalizadas rotineiramente. Será feita uma videoconferência entre os técnicos e esse público, com o objetivo de trabalhar a prevenção de riscos à saúde da população.
 

Pela primeira vez, cabeleireiros, manicures, pedicures, esteticistas, depiladores, podólogos, tatuadores e proprietários de salões de beleza e centros de esteticismo vão participar de uma conversa, transmitida por vídeo, com profissionais da vigilância sanitária, que vão orientá-los sobre as condições higiênico-sanitárias adequadas para o trabalho com a estética.
 

Durante o encontro, serão abordados temas como processos de limpeza, desinfecção e esterilização de materiais, legislação em vigor, bem como prevenção de doenças como micoses, hepatites B e C, tétano e AIDS, que podem ser transmitidas pelo não cumprimento às normas higiênico-sanitárias. Os participantes também poderão tirar dúvidas sobre o licenciamento sanitário para o funcionamento do estabelecimento.


A videoconferência será compartilhada em três pontos, no horário de 9h as 12h. São 90 vagas distribuídas entre as estações observatórios – Otics – de Bangu e Penha, e a Coordenação de Atenção Primária da região de Madureira (CAP 3.3). Cada local contará com 30 vagas.
 

Essa primeira capacitação por vídeo vai se estender a outros públicos que também são alvos das inspeções, pois a intenção é ampliar esse trabalho de orientações técnicas, a fim de garantir que os serviços sejam oferecidos com segurança à saúde e sem risco de contaminação dos profissionais, funcionários e clientes.
 

A educação do público regulado (proprietários de estabelecimentos que passam por fiscalização) diminui o número de sanções aplicadas e aponta uma mudança de postura da vigilância sanitária, que trabalha a prevenção de riscos como parte essencial à promoção e proteção da saúde de todo o município do Rio de Janeiro.
 

As inscrições podem ser feitas nos locais em que serão realizadas as videoconferências. A Otics de Bangu fica na av. Ribeiro Dantas, 571 (PAM Bangu); a da Penha fica na av. Nossa Senhora da Penha ,42 (CSF Felippe Cardoso); e o endereço da CAP 3.3 é rua Manoel Martins, 53 – Madureira.
 




Serviços Serviços