Mês da Valorização da Paternidade alerta para importância do pai no cuidado dos filhos

29/07/2014 10:41:00


“Homem que é homem cuida de criança” é o mote do Mês de Valorização da Paternidade, comemorado em agosto, que busca promover o pleno exercício da paternidade como uma ação de saúde para toda a família. A campanha é realizada pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o Comitê Vida, um grupo de trabalho intersetorial que envolve diferentes secretarias municipais, ONGs e universidades. A iniciativa reconhece os diferentes modelos de paternidade e de masculinidades e discute políticas públicas que colaborem para o envolvimento dos pais no cuidado com seus filhos.


A participação afetuosa dos pais no cuidado com seus filhos é um processo que contribui para o bem estar de toda a família. Diversos estudos reconhecem que o envolvimento do pai em ações de saúde – como o pré-natal, o parto e a fase da amamentação – tem repercussão na redução de indicadores de mortalidade infantil, materna e de sífilis congênita. O Mês de Valorização da Paternidade também busca sensibilizar a sociedade para a importância da participação do pai no crescimento e desenvolvimento de seus filhos.


Dentre as ações promovidas pela campanha – que em 2014 chega à 12ª edição – está o Simpósio Paternidades, Singularidades e Políticas Públicas, que este ano será realizado nos dias 13 e 14 de agosto, na Universidade Veiga de Almeida (UVA), na Tijuca.


O evento é organizado pela Coordenadora de Políticas e Ações Intersetoriais da Superintendência de Promoção da Saúde da SMS e conta com a parceria do Instituto Promundo. Reúne profissionais e gestores de saúde, educadores e outros parceiros para discutir formas de implementar e aprimorar políticas públicas em favor da valorização da paternidade, por exemplo, por meio das Unidades de Saúde Parceiras do Pai. Também são realizadas atividades em unidades de saúde, escolas e comunidades cariocas – muitas delas desenvolvidas pela Rede de Adolescentes e Jovens Promotores da Saúde (RAP da Saúde).




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