Rio avança no combate à tuberculose

10/04/2014 13:03:00


A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza um trabalho de combate à tuberculose com resultados cada vez mais eficazes. Reconhecidas mundialmente e premiadas pela Organização Mundial de Saúde, as ações desenvolvidas no Rio vêm se destacando nos últimos anos com a redução na taxa de abandono dos pacientes, saindo de 12% para 10% entre 2011 e 2012.
 

Esse foi um avanço importante para a SMS já que o abandono do tratamento, que deve ser de seis meses contínuos, é uma das grandes dificuldades no combate à doença. Outro complicador são os casos associados à AIDS, alcoolismo e a situação dos moradores de rua.
 

Os bons resultados estão associados à ampliação da cobertura de Saúde da Família e ao trabalho constante realizado pelos agentes de saúde, que utilizam o modelo DOTS, sigla em inglês para Tratamento Diretamente Observado, no qual o profissional de saúde acompanha cada dose do medicamento que é tomada pelo paciente, evitando abandono do tratamento quando os sintomas desaparecem.
 

A tuberculose é uma doença dos grandes centros urbanos. É de difícil controle, pois sua transmissão ocorre pelo ar e é facilitada pelas grandes concentrações de pessoas e ambientes com pouca ventilação. Seus principais sintomas são tosse persistente, febre, suor noturno, falta de apetite e emagrecimento.




Serviços Serviços