Programa de Saúde e Cidadania Dentescola

 
O Programa de Saúde e Cidadania Dentescola foi instituído por meio do Decreto nº 20.311 de 30 de julho de 2001. O objetivo geral do programa é implementar ações de promoção da saúde bucal nos espaços de formação, ou seja, escolas, creches etc. Sua matriz é o projeto político pedagógico local, propiciando a criação de polos de consciência individual e coletiva sobre a importância do cuidado com a saúde bucal. O Programa Dentescola é uma importante estratégia de reorientação do modelo de atenção em saúde bucal em nosso município, centrado na promoção do cuidado em saúde bucal e na humanização.
 
As ações do Programa Dentescola são desenvolvidas em consonância com o Projeto Político Pedagógico de cada unidade escolar, com o objetivo de restabelecer a manutenção da saúde dos escolares. Vale lembrar que a partir desta atividade desenvolve-se um vínculo entre os profissionais de saúde e os escolares, fortalecendo ainda mais os laços da equipe com a comunidade. As atividades desenvolvidas dentro do ambiente escolar possibilitam a resolução de grande parte das demandas clínicas, desonerando, assim, a porta de entrada das Unidades de Atenção Primária.
 
O programa realiza ações de caráter preventivo e de recuperação dentro dos próprios espaços de formação, através do Tratamento Restaurador Atraumático (TRA), preconizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Havendo a necessidade da realização de procedimentos que impliquem na utilização de equipamento odontológico, a unidade de saúde de referência daquele território escolar é acionada. O estabelecimento desta interface entre unidade de saúde e unidade escolar colabora para a organização dos serviços e para que a saúde seja reconhecida como direito e expressão de qualidade de vida e de cidadania. 
 
As atividades educativas propostas consideram:
• as doenças imunopreviníveis de maior prevalência;
• o padrão nutricional;
• as condições psicossociais;
• as doenças mais prevalentes da cavidade oral;
• sexualidade, DST/AIDS e planejamento familiar;
• os hábitos de higiene;
• a cidadania.
 
 

Objetivos

 
• formação de agentes multiplicadores de saúde para a viabilidade e manutenção de uma agenda local saudável;  
 
• implementação de ações de educação e prevenção (escovação diária, aplicação de fluoretos) com a criação de espaços facilitadores (os escovários) nas creches e escolas públicas municipais, como medida de controle das doenças cárie e periodontal;
 
• realização de diagnóstico das condições de saúde bucal, e a implementação de ações resolutivas no próprio ambiente escolar ou nas Unidades de Saúde da Atenção Primária;
 
• execução de procedimentos de baixa complexidade (TRA – Tratamento Restaurador Atraumático).


Serviços Serviços