Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

Tuberculose

 

O que é Tuberculose

 

A Tuberculose é uma doença infecciosa e contagiosa causada por uma bactéria (bacilo) chamada Mycobacterium tuberculosis. O Brasil é um dos quinze países do mundo que mais tem casos de tuberculose, e na cidade o Rio de Janeiro ocorrem em torno de sete mil casos da doença a cada ano. A Tuberculose atinge, principalmente, os pulmões, mas pode atingir também diversos órgãos, como os rins, os ossos, gânglios, olhos e até mesmo todo o organismo.

 

 

Transmissão

 

A transmissão ocorre pelo ar, quando uma pessoa saudável respira ar contaminado por bactérias (bacilos) que foram liberados no ambiente por uma pessoa doente com Tuberculose Pulmonar, ao tossir, espirrar ou falar. Esta infecção pode ou não levar ao desenvolvimento da doença, vai depender de alguns fatores, como:

 

• a imunidade de cada um;

• o tempo que o doente convive com as pessoas que estão transmitindo;

• a ventilação dos cômodos onde vive o doente;

• a quantidade de bacilos que o doente está eliminando.

 

É muito importante que todas as pessoas que residem com uma pessoa com tuberculose procurem uma Clínica de Família ou um Centro Municipal de Saúde, apesar da maioria das pessoas, mesmo quando infectadas, não evoluírem para o adoecimento. Não é necessário separar copos, talheres, roupas ou lençóis, já que a contaminação se dá apenas por via aérea, e não por objetos.

 

 

Diagnóstico

 

A radiografia do tórax auxilia o médico a suspeitar de tuberculose e permite observar a extensão da doença, mas exame do escarro é o mais importante para se confirmar o diagnóstico da Tuberculose Pulmonar. Algumas vezes, porém, é necessário iniciar o tratamento sem essa confirmação. Os casos em que a doença acomete outros órgãos (além do pulmão) são geralmente mais difíceis de diagnosticar.

 

 

Sintomas

 

Os principais sintomas são tosse persistente, com ou sem catarro, febre, principalmente à tarde, suor noturno, falta de apetite e emagrecimento. Alguns pacientes podem apresentar escarro com sangue. Em alguns casos, os sintomas são tão discretos que a pessoa nem percebe que está doente, demorando, assim, a procurar o serviço de saúde. Se você apresenta algum destes sintomas por período superior a duas semanas e ainda não sabe a causa, procure uma Clínica de Família ou um Centro Municipal de Saúde próximo de sua residência.

 

 

Tratamento

 

O esquema de tratamento mais utilizado consiste no uso de 4 antibióticos: Rifampicina, Isoniazida, Pirazinamida e Etambutol, no mínimo por 6 meses. Estes medicamentos estão disponíveis nas Clínicas de Família e nos Centros Municipais de Saúde.

 

 

O tratamento completo é a única forma de curar a tuberculose.

 

 

Sites de pesquisa

 

Tuberculose: Circulando a informação

TABNET - TUBERCULOSE - Sinan Net

Notificações de Tuberculose no Estado do Rio de Janeiro

DATASUS

Boletim Epidemiológico de Tuberculose 2008 - 2016



Serviços Serviços