Febre Tifóide

É uma doença bacteriana aguda, de distribuição mundial, associada a regiões com baixo nível socioeconômico e precárias condições de saneamento básico, higiene pessoal e ambiental.

 

Nos locais onde estes condicionantes foram atenuados, a febre tifóide encontra-se praticamente eliminada. No Brasil ainda é endêmica nas regiões Norte e Nordeste.

 
 

Características do agravo

É causada pela bactéria entérica do tipo Salmonella typhi, sendo o homem o único hospedeiro. Sua transmissão ocorre pela ingestão de água ou de alimentos contaminados com fezes humanas ou com urina contendo a bactéria Salmonella typhi ou pelo contato direto com fezes, urina, secreção respiratória, vômito ou pus de indivíduo infectado.

 

As manifestações mais comuns são febre alta, dor de cabeça, mal estar geral, falta de apetite, bradicardia relativa (dissociação pulso – temperatura), aumento do fígado e baço, manchas rosadas no tronco (roséola – manifestação rara), constipação intestinal (prisão de ventre) ou diarreia e tosse. Apesar de ser uma doença aguda, a febre costuma evoluir gradativamente, o que dificulta o diagnóstico precoce. Nas crianças, a doença costuma ser mais benigna e estar associada a um quadro frequente de diarreia.

 
 

Definição de caso suspeito

Pessoa com febre persistente, que pode ou não ser acompanhada de um ou mais dos seguintes sinais e sintomas: cefaléia (dor de cabeça), mal-estar, dor abdominal, anorexia (falta de apetite), dissociação pulso-temperatura (pulso lento em relação à temperatura alta), constipação (prisão de ventre) ou diarréia, tosse seca, roséolas tíficas (manchas rosadas no tronco) e esplenomegalia (baço aumentado de volume). 

 
 

Orientações gerais

• Cozinhe bem todos os alimentos. Beba somente água fervida ou tratada.
• Lave bem e desinfete as frutas e verduras. Só descasque as frutas depois de lavadas e desinfetadas. 
• Mantenha cuidados adequados de higiene como: lavagem das mãos; higiene corporal, do ambiente e dos objetos de uso coletivo.
• Lave bem as mãos antes de preparar os alimentos, e antes e após as refeições.
• Lave bem as mãos toda vez que trocar fraldas ou lidar com fezes ou secreções, ou lixo.
• Na ocorrência de sintomas, procure um serviço de saúde para avaliação e orientação. Observar atentamente quanto à possibilidade de complicações.
 


Serviços Serviços