Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro


 

Febre Amarela 

É uma doença infecciosa febril aguda com grande importância epidemiológica, por sua gravidade clínica e elevado potencial de disseminação em áreas urbanas. Possui dois ciclos epidemiológicos distintos: silvestre e urbano. 
 
• Silvestre (FAS): os principais hospedeiros são os primatas não humanos (macacos), e sua  transmissão ocorre a partir de vetores silvestres, Haemagogus e Sabethes, onde o homem participa como um hospedeiro acidental.
 
• Urbano (FAU): o homem é o único hospedeiro com importância epidemiológica, e a transmissão se dá a partir de vetores urbanos infectados, sendo o Aedes aegypti o principal deles.
 
 

Características do agravo 

Desde 1942, não há registro de Febre Amarela Urbana em nosso país.

 

É causada pelo arbovírus pertencente ao gênero Flavivírus, tendo seu período de incubação uma duração, em média, de 3 a 6 dias após a picada do mosquito infectado.

Os sinais e sintomas mais comuns da doença são febre alta, calafrios, cansaço, dor de cabeça, dor muscular, náuseas e vômitos; que duram em média três dias.  Nas formas mais graves da doença, que são raras, após um breve período de remissão (até dois dias) podem ser evidenciados: icterícia (olhos e pele amarelados), insuficiências hepática e renal, manifestações hemorrágicas e cansaço intenso, levando ao óbito em até uma semana.  Em zonas endêmicas, são observadas habitualmente infecções leves ou assintomáticas.

 

 

Definição de caso suspeito

Indivíduo com quadro febril agudo de até 07 dias, de início súbito, acompanhado de icterícia e/ou manifestações hemorrágicas, em residente ou procedente de área de risco para febre amarela ou de locais com ocorrência de epizootias em primatas não humanos ou isolamento de vírus em vetores, nos últimos 15 dias, não vacinado contra febre amarela ou estado vacinal ignorado.

 
 

Imunização

A vacina contra a Febre Amarela é a medida mais importante para a prevenção e o controle da doença. 

 
 
Clique aqui para demais informações sobre a vacinação contra a Febre Amarela.


Serviços Serviços